Agostinho Carrara e a figura do malandro no seriado A Grande Família
dc.contributor.advisor | Rossini, Miriam de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | França, Vinícius da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-08-24T01:40:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/54478 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é entender como o audiovisual dialoga com o real, a partir da figura de um personagem popular. Para isso, escolheu-se como tema a representação da figura do malandro no Brasil atual, vista aqui através do personagem Agostinho Carrara, do seriado A Grande Família. Trago o debate sobre como se estrutura a classe popular de sua origem aos últimos anos — época em que o seriado A Grande Família foi/vai ao ar. Discuto também a linguagem seriada e as características dos produtos audiovisuais ficcionais em série. Conceitoschaves sobre televisão, como as questões do gênero e da estética da repetição, são apresentados. Para tanto, embasei-me em autores como Omar Calabrese, Arlindo Machado, Darcy Ribeiro e Roberto DaMatta. Cinco episódios da série foram analisados a fim de de cruzar o corpus com a discussão teórica proposta, e assim atingir os objetivos da pesquisa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Agostinho Carrara (Personagem) | pt_BR |
dc.subject | A Grande Família (Programa de televisão) | pt_BR |
dc.title | Agostinho Carrara e a figura do malandro no seriado A Grande Família | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000855733 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Comunicação Social (1937)