Feira do Livro de Porto Alegre : como espaço de incentivo à leitura na construção da cidadania infantil
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Existe uma relação próxima entre leitura, educação e cidadania. Este trabalho tem como objetivo compreender como a Feira do Livro de Porto Alegre auxilia na construção da cidadania infantil. A partir do trabalho de campo realizado em 2011 com os organizadores da área infantil e juvenil da 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre procurou-se contextualizar e caracterizar a Feira do Livro, os espaços e as atividades destinados às crianças. A pesquisa é qualitativa com utilização da metodologi ...
Existe uma relação próxima entre leitura, educação e cidadania. Este trabalho tem como objetivo compreender como a Feira do Livro de Porto Alegre auxilia na construção da cidadania infantil. A partir do trabalho de campo realizado em 2011 com os organizadores da área infantil e juvenil da 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre procurou-se contextualizar e caracterizar a Feira do Livro, os espaços e as atividades destinados às crianças. A pesquisa é qualitativa com utilização da metodologia de estudo de caso e da análise de conteúdo, na qual foi possível analisar as narrativas dos organizadores do evento sobre o papel e o significado da Feira no incentivo à leitura e na construção da cidadania infantil. Conclui-se que a Feira do Livro possui um caráter educativo uma vez que envolve a organização dos educadores, alunos e escolas com as atividades de caráter permanente que terão culminância na Feira do Livro. ...
Abstract
There is a close relationship between reading, education and citizenship. This study aims to understand how the Book Fair of Porto Alegre assists children in building citizenship. From the fieldwork in 2011 with the organizers of the area children and young people of the 57th edition of the Book Fair of Porto Alegre tried to contextualize and characterize the Book Fair, the spaces and activities for children. The research is using qualitative methodology of case study and content analysis, in w ...
There is a close relationship between reading, education and citizenship. This study aims to understand how the Book Fair of Porto Alegre assists children in building citizenship. From the fieldwork in 2011 with the organizers of the area children and young people of the 57th edition of the Book Fair of Porto Alegre tried to contextualize and characterize the Book Fair, the spaces and activities for children. The research is using qualitative methodology of case study and content analysis, in which it was possible to analyze the narratives of the event organizers on the role and meaning of the Fair to encourage reading and the construction of citizenship for children. We conclude that the Book Fair has an educational nature since it involves the organization of educators, students and schools with the activities of a permanent nature that will climax at the Book Fair. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License