Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorAvila, Magda de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2012-08-21T01:35:50Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54268pt_BR
dc.description.abstractEste estudo se refere às Bibliotecas Escolares do ensino fundamental para a educação de jovens e adultos. Tem o objetivo principal a analise a respeito da percepção dos gestores em relação às bibliotecas escolares das escolas de ensino fundamental de educação de jovens e adultos, do município de Gravataí no Estado do Rio Grande do Sul – RS. Busca identificar como os gestores escolares percebem a biblioteca como espaço educativo dentro do currículo a ser contemplado no currículo; levantar propostas relativas a ações a serem desenvolvidas na relação currículo e biblioteca; propor estratégias educativas a partir das falas dos gestores escolares a serem desenvolvidas na biblioteca, além de confrontar as categorias obtidas de pesquisa documental com as categorias a partir das falas. Trata de um estudo exploratório, de natureza qualitativa que utiliza como métodos o levantamento bibliográfico, a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo. A análise de conteúdo foi a partir das entrevistas com os gestores próximas das teorias no presente estudo. São perspectivas teóricas os vários conceitos sobre a biblioteca escolar em relação à educação. Busca refletir sobre a função educativa da biblioteca escolar e a que se dedica. Apresenta um breve histórico sobre a educação, as conferências internacionais, as perspectivas nacionais no contexto escolar brasileiro e, a partir dessa contextualização geral, a educação de jovens e adultos, as escolas brasileiras e o papel educativo da biblioteca escolar. Mostra a biblioteca escolar em seus pontos que convergem em relação ao currículo escolar e relaciona os conceitos e as teorizações sobre a construção histórica a respeito do currículo. Abordar a aproximação da ciência pedagógica com a ciência da informação, por meio da pedagogia científica. Descreve o histórico da educação para jovens e adultos, que transcende a territorialidade brasileira e a construção do ensino. Mostra a biblioteca enquanto respaldo pedagógico na perspectiva do educador Paulo Freire. Apresenta a cultura e ação a cultural na biblioteca escolar com respaldado nas perspectivas de Freire. E por fim confronta as teorias pela análise e a interpretação das falas dos gestores das bibliotecas escolares quando questionados em relação ao papel e a função educativa da biblioteca.pt_BR
dc.description.abstractThis study refers to the school libraries of elementary school for the education of youth and adults. It has the main objective of the analysis about the perceptions of managers regarding the school libraries of elementary schools for youth and adults, the town of Gravataí in the state of Rio Grande do Sul - RS. It seeks to identify how school administrators perceive the library as education space within the curriculum to be covered in the curriculum, raise proposals for action to be taken in relation curriculum and library; propose educational strategies from the speech of school managers to be developed in the library, and confront the categories obtained from desk research with the categories of statements. This is an exploratory and qualitative study in which the used methods are the bibliography, the semi-structured interviews and content analysis. Content analysis of interviews with managers was made from the theories present in the study. The theoretical perspectives are the various concepts of the school library in relation to education. Seeks to reflect on the educational function of the school library. It presents a brief history of education, international conferences, nationwide perspectives in the Brazilian school context, from this general context, the education of young people and adults, the Brazilian schools and the educational role of the school library. Shows the school library in their points that converge in relation to school curriculum and relates the concepts and theories about the historical construction about the curriculum. Addressing the approach of teaching science to information science through the scientific pedagogy. Describes the history of education for youth and adults that transcends territoriality and the construction of Brazilian education. Shows the library as educational support from the perspective of the educator Paulo Freire. Presents the culture and cultural action in the school library with backed the prospects for Freire. And finally confronts theories for the analysis and interpretation of the speeches of the managers of school libraries when asked about the role and function of the educational library.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool librariesen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectYouth and adults educationen
dc.subjectSchool managersen
dc.subjectContent analysisen
dc.titleBibliotecas escolares : a percepção dos gestores escolares em relação às bibliotecas no município de Gravataí-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000855799pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples