A (des)construção de uma escola : o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Candinha Saraiva no município de Arroio dos Ratos, RS
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo analisa a história da Escola Municipal de Ensino Fundamental Candinha Saraiva no município de Arroio dos Ratos, a partir de pesquisa de campo desenvolvida na escola e na comunidade, entre março e junho de 2011. A escolha pelo tema de pesquisa teve origem na formação da pesquisadora como educadora, e a escolha da unidade de educação Escola Municipal de Ensino Fundamental Candinha Saraiva devido ao processo de aproximação desta unidade em direção ao perímetro urbano do município ...
O presente estudo analisa a história da Escola Municipal de Ensino Fundamental Candinha Saraiva no município de Arroio dos Ratos, a partir de pesquisa de campo desenvolvida na escola e na comunidade, entre março e junho de 2011. A escolha pelo tema de pesquisa teve origem na formação da pesquisadora como educadora, e a escolha da unidade de educação Escola Municipal de Ensino Fundamental Candinha Saraiva devido ao processo de aproximação desta unidade em direção ao perímetro urbano do município ao longo de sua história. Foram entrevistados pais, professores e gestores na comunidade, com o propósito de desvendar através da história da escola, inserida no contexto rural do município, os fatores que levam ao esvaziamento do quadro de discentes. Como pano de fundo desta história, o fim do modelo urbano/industrial da extração de carvão na região, e o abandono social da comunidade, que se adapta ao invés de lutar. Após coleta de dados, pesquisa bibliográfica e documental, concluímos que a perda de alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Candinha Saraiva se deve a fatores ligados às políticas públicas destinadas à educação do campo em Arroio dos Ratos como resposta adaptativa aos fatores externos da política econômica global, em detrimento da retomada do protagonismo de ações propositivas em direção à construção de uma educação inclusiva das próximas gerações. ...
Abstract
This work is an analytical history of Candinha Saraiva Elementary School in the city of Arroio dos Ratos developed through a field research which took place in the school and community between March and June of 2011. The choice for this research theme had its origens in the training of the researcher as an educator and the choice for Candinha Saraiva Elementary School was due to the process of proximity of this school unit to the vicinity of the urban area of this city throughout its history. P ...
This work is an analytical history of Candinha Saraiva Elementary School in the city of Arroio dos Ratos developed through a field research which took place in the school and community between March and June of 2011. The choice for this research theme had its origens in the training of the researcher as an educator and the choice for Candinha Saraiva Elementary School was due to the process of proximity of this school unit to the vicinity of the urban area of this city throughout its history. Parents, teachers and community administrators were interviewed with the purpose of finding out through the school history inserted within the rural vicinity of the city the reasons why there is an evasion of the student body. As a background history, the end of the model of the coal urban/industrial extraction in the region, the social abandonment of the community, that prefers to adapt rather than fighting it. After data gathering, bibliographical and documental survey, we conclude that the loss of students at Candinha Saraiva Elementary School is a result of factors connected to public policies addressed to rural education in Arroio dos Ratos as an adaptive response to external factors of the global economics policies, in detriment to the recapturing of the main leading actions in the direction of building an inclusive education for the future generations. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License