Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWarmling, Cristine Mariapt_BR
dc.contributor.authorMarzola, Norma Reginapt_BR
dc.contributor.authorBotazzo, Carlospt_BR
dc.date.accessioned2012-06-27T01:32:06Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0104-5970pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49799pt_BR
dc.description.abstractAnalisa a separação no ensino brasileiro de medicina e odontologia. Privilegia a institucionalização das políticas de ensino da odontologia no país como vertente produtora de identidade profissional. Políticas de ensino e práticas profissionais são interrelacionadas para mostrar mudanças em sua evolução histórica supõe que a autonomia do ensino da odontologia tenha emergido da necessidade de conformação do sistema de regulação das práticas de cura no Brasil e seu processo de instituição se tenha desenvolvido sob inspiração das políticas positivistas acerca do ensino livre. Práticas curriculares foram produzindo a subjetividade do cirurgião-dentista moderno e também da clínica por ele desempenhada.pt_BR
dc.description.abstractThe article analyzes how the separation of the teaching of medicine and of dentistry occurred in Brazil. It highlights the role that the institutionalization of dental teaching policies played in shaping a professional identity. Relations are drawn between teaching policies and professional practices to show how their relationships and meanings have changed historically. It is argued that the teaching of dentistry became autonomous because of the need to comply with the formation of a system to regulate healing practices in Brazil and that the process of its institutionalization transpired under the inspiration of positivist policies about free teaching. Curricular practices produced the subjectivity of the modern dental surgeon and his clinical practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHistória, ciências, saúde : Manguinhos. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 1 (jan./mar. 2012), p. 181-195pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of dentistryen
dc.subjectEducação em odontologia : Brasilpt_BR
dc.subjectDental teachingen
dc.subjectOdontologia : Historiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProfessional autonomyen
dc.subjectCurriculumen
dc.titleDa autonomia da boca : práticas curriculares e identidade profissional na emergência do ensino brasileiro da odontologiapt_BR
dc.title.alternativeOn the autonomy of the mouth : curricular practices, professional identity, and the emergence of dental teaching in Brazilen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000828552pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples