Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.contributor.authorFeuerwerker, Laura Camargo Macruzpt_BR
dc.date.accessioned2012-06-09T01:35:51Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0102-311Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49518pt_BR
dc.description.abstractO artigo argumenta a legitimidade legal, técnica e política para a formulação de uma política de Estado com o objetivo de ordenar a formação de profissionais em consonância com as necessidades de saúde da população e destaca as competências do setor da educação e do setor da saúde nessa construção. A integralidade é tomada como eixo para propor e apoiar as necessárias mudanças na formação de profissionais, já que implica uma compreensão ampliada da saúde, a articulação de saberes e práticas multiprofissionais e interdisciplinares e a alteridade com os usuários para a inovação das práticas em todos os cenários de atenção à saúde e de gestão setorial.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the issue of legal, technical, and political legitimacy for formulating a public policy aimed at organizing the training of health professionals in accordance with the population’s health needs, while highlighting the competencies of the education and health sectors in this construction. Comprehensiveness is viewed as the main thrust for proposing and supporting the changes needed in the training of professionals in education and health, since it involves an expanded understanding of health, the linkage among multi-professional and interdisciplinary knowledge and practices, and dialogue/exchange with health system users, aimed at innovation of practices in all scenarios of health care and health sector management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 20, n. 5 (set./out. 2004), p. 1400-1410pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfissionais da saúdept_BR
dc.subjectComprehensive health careen
dc.subjectProfessional practiceen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectHealth policyen
dc.subjectIntegralidade em saúdept_BR
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleMudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidadept_BR
dc.title.alternativeChanges in undergraduate education in the health professions from the perspective of comprehensive training en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000514539pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples