Show simple item record

dc.contributor.advisorSattler, Miguel Aloysiopt_BR
dc.contributor.authorKrum, Christiane Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-31T01:33:39Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49298pt_BR
dc.description.abstractFrente ao desenfreado desenvolvimento da sociedade nas suas diversas esferas, busca-se novas maneiras de habitar o planeta, de forma a preservá-lo para as futuras gerações. Uma das vertentes nas quais o homem pode intervir e, assim, ajudar a preservar os recursos naturais do planeta, diz respeito à busca por economia energética. Em edificações de uso prolongado e onde são desenvolvidas atividades visuais intensas, o uso da luz natural é de extrema valia, não apenas resultando em economia de energia elétrica, mas também contribuindo para o conforto ambiental e bem estar de seus usuários através dos benefícios proporcionados por esta luz. Portanto, o uso da luz natural sendo complementada pela luz artificial é de profunda importância para o bom desempenho lumínico da edificação. Fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em Edificações e Comunidades Sustentáveis do NORIE/UFRGS, a edificação escolar analisada nesta pesquisa foi projetada a partir de estratégias sustentáveis e bioclimáticas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho lumínico de uma sala de aula da edificação supracitada, para, assim, proporcionar considerações acerca das decisões projetuais tomadas. A metodologia utilizada para a obtenção destas informações consistiu na análise das intenções projetuais dos autores da edificação, no levantamento das características físicas e construtivas da escola e em medições lumínicas realizadas ao longo de um dia, em datas próximas aos solstícios e equinócios, no interior e no exterior da edificação. E, para verificar a eficiência de alguns elementos da edificação e propor melhorias de forma a incrementar o seu desempenho lumínico, foram realizadas simulações da sala de aula. A partir dos resultados gerados nesta pesquisa pretende-se não apenas fornecer informações sobre o desempenho lumínico desta edificação, como levantar questões que poderão embasar futuros projetos preocupados em fazer um melhor uso desta fonte natural, gratuita e de qualidade: a luz natural.pt_BR
dc.description.abstractNew manners on how to inhabit the planet are sought due to the increasing society development, in order to preserve it for the future generation. The seeking for low-energy consumption alternatives is one of the key issues the man can intervene in order to preserve earth´s natural resources. The usage of natural light is extremely valuable in edifications where intensive visual activities are developed; not only resulting in electric energy savings but also contributing for the environmental comfort and users´ well-being through the benefits provided by this light. Hence, the natural light usage complemented by the artificial light has a great importance in the edification´s luminous performance. The scholar edification analyzed by this research was projected with sustainable and bioclimatic strategies, based on information developed by NORIE/UFRGS research group on Sustainable Edifications and Communities. This research’s objective is to evaluate the luminous performance of one of the scholar edification´s classroom in order to provide considerations in relation to the project´s decisions. The selected methodology for these information gathering was based on the edification authors´ project intensions, the physical and constructive school´s characteristics, and the luminous measurements taken along a hole day. These measurements were taken on dates close to solstices and equinoxes, in the edification´s interior and exterior. Classroom model simulations were developed in order to verify some building´s elements efficiency and to propose improvements for its luminous performance. The research´s results intends to provide relevant information about this particular edification´s luminous performance; and also to rise useful knowledge for future projects regarding daylight usage, a free and natural source of energy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLow-energy consumptionen
dc.subjectConstrução civil : Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectConforto ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental comforten
dc.subjectIluminação naturalpt_BR
dc.subjectLuminous performanceen
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectEdifícios escolarespt_BR
dc.titleDesempenho lumínico em edificação escolar com estratégias sustentáveis e bioclimáticas : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000835338pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record