Bioquímica no livro didático de ensino médio : um distanciamento da realidade do aluno?

Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Diversos conteúdos têm sido ensinados de forma descontextualizada dentro da área da biologia, sendo um deles a bioquímica. A bioquímica é um dos assuntos mais presentes no cotidiano dos alunos, pois compreende diversos processos presentes no seu dia a dia. O livro didático como principal ferramenta utilizada nas escolas tem sido cada vez mais aperfeiçoado graças a programas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), porém, a forma como os conteúdos são abordados nele ainda apresenta cer ...
Diversos conteúdos têm sido ensinados de forma descontextualizada dentro da área da biologia, sendo um deles a bioquímica. A bioquímica é um dos assuntos mais presentes no cotidiano dos alunos, pois compreende diversos processos presentes no seu dia a dia. O livro didático como principal ferramenta utilizada nas escolas tem sido cada vez mais aperfeiçoado graças a programas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), porém, a forma como os conteúdos são abordados nele ainda apresenta certo distanciamento da realidade dos alunos. O presente trabalho visa analisar como os livros didáticos apresentam os conteúdos de bioquímica e como estes são contextualizados na realidade dos alunos pelo mesmo. Para isto foram analisados qualitativamente quatro livros didáticos de ensino médio. Foi constatada uma baixa presença de exemplos relacionados a conceitos de bioquímica nestes livros; um excesso de classificações; alguns conceitos sem definições e a presença de erros conceituais no conteúdo de bioquímica. Os dados analisados nos levaram a concluir que os livros de biologia disponíveis no mercado têm distanciado a bioquímica do cotidiano do aluno, tornando a mesma um apanhado de conceitos e classificações. Se o livro didático apresentasse uma maior contextualização da área, provavelmente haveria um maior interesse dos alunos pelo assunto. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1419)
Este item está licenciado na Creative Commons License
