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dc.contributor.advisorSchneider, Ivo Andre Homrichpt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Erci Marcelo Borgespt_BR
dc.date.accessioned2012-05-22T01:35:08Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49060pt_BR
dc.description.abstractOs grandes centros comerciais ou Shopping Centers são grandes geradores de resíduos sólidos. O que se observa na maioria dos empreendimentos são iniciativas que visam o aumento do consumo, sem a preocupação com a massa de resíduo gerado e sua destinação. Neste sentido, o presente trabalho objetiva identificar e quantificar os resíduos sólidos provenientes de um shopping center na cidade de Porto Alegre. A metodologia consiste em transportar os resíduos em veículo apropriado até o seu destino para a realização de sua segregação, quantificação e qualificação, para então ser comercializado. Verificou-se que o resíduo é composto por uma série de materiais que podem ser reutilizados. A taxa de reciclagem variou de 36 % a 56 %, enquanto que o potencial teórico ficou em torno de 94%. Os meses de maior geração de resíduos coincidem com os meses festivos e de férias de inverno, quando há um aumento do público circulante. Observou-se um aumento nos últimos anos na produção de resíduos no empreendimento, entretanto o mesmo não ocorreu na proporção de material reciclado.pt_BR
dc.description.abstractThe great commercial centers, or Shopping centers, are great creators of solid wastes. It is observed in most shopping centers initiatives aiming the increase in consumption, without actions in reduction of solid wastes and their destination. The present work aims to identify and to quantify the solid wastes originating from a Shopping Center in the city of Porto Alegre. The methodology consisted in transporting the waste in an appropriate vehicle for segregation, quantification and qualification, to be sold. It was found that the residue consists of a series of materials that can be reused. The recycling rate ranged from 36% to 56%, while the theoretical potential was around 94%. The months of greatest waste generation coincided with the festive months and winter holidays, when there is an increase in the circulating public. There was an increase in recent years in the production of waste, however the same increase was not found in the proportion of the recycled material.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectShopping centersen
dc.subjectShopping centerspt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectSolid wasteen
dc.subjectRecyclingen
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.titleQuantificação e qualificação de resíduos gerados em um shopping center de Porto Alegre - RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000824952pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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