Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVeiga, Luciane Ramospt_BR
dc.contributor.authorMerlo, Alvaro Roberto Crespopt_BR
dc.contributor.authorMengue, Sotero Serratept_BR
dc.date.accessioned2012-05-18T09:18:34Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn0034-7299pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/48958pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi investigar o nível de satisfação com a prótese auditiva na vida diária em usuários do Sistema de Saúde do Exército e fatores associados. Foram selecionados adultos e idosos, usuários do convênio de saúde da 3ª Região Militar, que adquiriram prótese auditiva entre os anos de 1998 e 2003, para responderem ao questionário SADL (Satisfaction with Amplification in Daily Life). Foram excluídos do estudo indivíduos com idade inferior a 18 anos; que adquiriram a prótese auditiva há menos de 6 semanas; com grave limitação da capacidade de compreensão e expressão; e que não concordaram em participar da pesquisa. Os resultados mostraram que os pacientes estavam consideravelmente satisfeitos com o uso da prótese auditiva. Houve menor satisfação na subescala fatores negativos do SADL, especialmente em relação ao uso do telefone. Tiveram associação com a satisfação fatores ligados à pessoa e, principalmente, à reabilitação auditiva. Os dados mostraram que, além da seleção da prótese tecnicamente mais adequada, tem fundamental importância a implantação de programas de reabilitação auditiva, com experiência domiciliar, orientações e aconselhamento, buscando que o paciente tenha expectativas realistas.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate the satisfaction level with the hearing aid in daily life of the Army Health System users and associated factors. Adults and senior from 3rd Military Area, that purchased hearing aid within the years 1998 and 2003, were selected to answer the SADL (Satisfaction with Amplification in Daily Life) questionnaire. Was excluded patients age less than 18 years; that acquired hearing aid for less than 6 weeks; with severe comprehension and expression limitation. The results showed that patients were considerably satisfied with the use of the prosthesis. There was lower satisfaction in the negative factors subscale of SADL (Satisfaction with Amplification in Daily Life), especially in relation to the telephone using. The factors that had association with the satisfaction were linked to the person and, mainly, to the auditory rehabilitation. The data showed that, beyond the selection of the technically more appropriated hearing aid, it is highly important the auditory rehabilitation programs implantation, with residence experience, orientations and counseling, aiming that the patient can have realistic expectations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de otorrinolaringologia. Vol. 71, n. 1 (jan./fev. 2005), p. 67-73pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHearing aiden
dc.subjectImplantes coclearespt_BR
dc.subjectSatisfactionen
dc.subjectInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subjectHospitais militarespt_BR
dc.subjectMilitaryen
dc.subjectSatisfação dos consumidorespt_BR
dc.subjectSADL questionnaireen
dc.titleSatisfação com a prótese auditiva na vida diária em usuários do sistema de saúde do exécitopt_BR
dc.title.alternativeSatisfaction with hearing aid in daily life in users of the army health system en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000474528pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples