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dc.contributor.advisorRotta, Newra Tellecheapt_BR
dc.contributor.authorDantas, Maria Salete Noronhapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:33:10Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/4129pt_BR
dc.description.abstractForam estudados 125 pacientes em idade escolar que procuraram o Posto de Atendimento Médico Especializado (PAME) da cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, nos anos de 2003 e 2004, encaminhados pela escola, pelo pediatra ou Conselho Tutelar, por estarem apresentando dificuldades na escolarização. Realizaram-se entrevistas com os pais ou responsáveis, exame neurológico tradicional, exame neurológico evolutivo, eletroencefalograma em sono e vigília em todas as crianças e tomografia cerebral e ressonância magnética, quando necessário. Foram estudados aspectos neuropsicossociais dos indivíduos e de suas respectivas famílias. Encontraram-se famílias comprometidas em sua história prévia e atual: 29,30% com dificuldades escolares, 27,20% com doenças psiquiátricas, 26,10% com epilepsia, 21,70% com alcoolismo e 10,90% com deficiência mental. As comorbidades tiveram um papel relevante no desempenho escolar: 50,50% com hiperatividade, 17,20% com distúrbio de conduta e 17,20% com problemas emocionais (listados como queixa principal por ocasião do encaminhamento para a triagem).pt_BR
dc.description.abstractA hundred and twenty five patients at school age referred to the Ambulatory of Specialized Diseases in the town of São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brazil, by the school, by the pediatricians or by Tutor Counsellor, due to learning disability, were followed during the years 2003 and 2004. Parents were interviewed; neurological examination was performed as well as electroencephalographic exams. In some cases, brain computadorized tomography and brain magnetic resonance was also done, when necessary. Neurological, psychological and social aspects of the patient and his family were investigated. Both past and current conditions were found in these families: 29.30% with learning disabilities, 27.20% with mental illness, 26.10% with epilepsy, 21.70% with alcoholism, 10.90% with mental handicap. Comorbidities also played an important role in school performance: 50.50% hyperactivity, 17.20% conduct problems, 17. 20% emotional problems all listed as complaints by the school, pediatricians, parents or Tutor Counsellor.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning disabilitiesen
dc.subjectTranstornos de aprendizagem : Epidemiologiapt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectComorbiditiesen
dc.subjectFamily historyen
dc.subjectSão Leopoldo (RS)pt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleTranstornos de aprendizagem : aspectos neuropsicossociais de uma população encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Leopoldopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000453066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Pediatria (até jan. 2009)pt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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