• Algumas contribuições da psicanálise para a educação infantil 

      Giaretta, Vanessa (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho se propõe a fazer uma revisão teórica acerca da interlocução entre duas áreas do conhecimento, a Pedagogia e a Psicanálise, a fim de refletir que possíveis contribuições esta segunda pode fazer à constituição ...
    • A autoridade do professor e o prestígio da sua profissão 

      Galland, Fabiana Andrea Barrera (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A crescente valorização da liberdade e autonomia do individuo, na sociedade atual, fizeram que a autoridade do docente ficasse comprometida, sendo comumente confundida com violência e domínio. No entanto, a idéia de não ...
    • Como (des) acomodar os conteúdos na pedagogia de projetos? 

      Juchem, Maria Paula Goularte (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho apresento um estudo de caso, de caráter qualitativo, sobre como as professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental decidem sobre a seleção e organização dos conteúdos em projetos de trabalho. ...
    • A escrita tecendo sentidos : um instrumento de criação dos sujeitos 

      Nardin, Daniela Villanustre (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso é um recorte da vivência de estágio da autora numa classe de alfabetização na educação de jovens e adultos – EJA, ocorrida em Porto Alegre. O estudo versa sobre a importância da escrita, ...
    • A influência das primeiras relações sociais da criança no processo de adaptação escolar 

      Fernandes, Carolina (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa trata dos meandros que envolvem o processo de adaptação na educação infantil, buscando identificar a influência que as primeiras relações sociais da criança no âmbito familiar exercem no processo de iniciação ...
    • O professor como oráculo do aluno 

      Moreira, Maria Graziela (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho investiga o lugar da palavra do professor no processo de aprendizagem do aluno. Tem como objetivo entender como a presença ou a ausência de uma palavra pode influenciar no fracasso do aluno. As expectativas ...
    • O que podemos ler na rotina do maternalzinho : alguns apontamentos sobre a temporalidade na vida das crianças 

      Specht, Raquel (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de compreender a influência da rotina das crianças na educação infantil sobre sua disponibilidade de brincar. Para tanto, buscou-se analisar pontos relevantes notados ...
    • Roda de conversa : trabalhando temas emergentes na EJA 

      Silva, Roséli Bueno da (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A possibilidade de disponibilizar tempo em sala de aula, especificamente na Educação de Jovens e Adultos, para trabalhar com questões existenciais e emergenciais da vida do sujeito, através da Roda de Conversa, constituiu-se ...