Os valores pessoais associados ao consumo político : um estudo exploratório com estudantes universitários
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Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo tem como objetivo central caracterizar os valores pessoais dos consumidores políticos. Foram realizadas três etapas de estudo. Primeiramente, e estudo contou com uma pesquisa exploratória de dados secundários, em que foram exploradas as temáticas do comportamento do consumidor e o consumo político. A segunda etapa foi composta de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas em profundidade com indivíduos que exerciam o consumo político no seu dia-a-dia. Ainda, o est ...
Este estudo tem como objetivo central caracterizar os valores pessoais dos consumidores políticos. Foram realizadas três etapas de estudo. Primeiramente, e estudo contou com uma pesquisa exploratória de dados secundários, em que foram exploradas as temáticas do comportamento do consumidor e o consumo político. A segunda etapa foi composta de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas em profundidade com indivíduos que exerciam o consumo político no seu dia-a-dia. Ainda, o estudo contou com uma pesquisa quantitativa, realizada com um survey aplicado a uma amostra por conveniência, através da técnica de bola de neve. A amostra contou com homens e mulheres, todos estudantes universitários, totalizando 458 respondentes. Para mensurar os valores pessoais dos entrevistados foi utilizado o Questionário de Valores Ilustrados (Portrait Values Questionnaire - PVQ) de Schwartz (2003). Os resultados apontaram diferenças entre os valores humanos dos estudantes universitários e o grupo de consumidores políticos participantes da amostra. Como principais valores pessoais dos consumidores políticos destacam-se o universalismo e a benevolência, salientando a dimensão da autotranscendência, a valorização da igualdade e a preocupação com o bem estar do próximo. Conclui-se também, a partir da etapa qualitativa, que exercer o consumo político é uma tradução física e social de um indivíduo compactuar com uma ideia ou um valor no ato de consumo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
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