Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisorGarcia, Rosalia Angelita Neumannpt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Gabriela Semensatopt_BR
dc.date.accessioned2012-04-21T01:34:02Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39425pt_BR
dc.description.abstractA obra ficcional de Paul Auster é conhecida há pelo menos três décadas e reconhecida pelos seus detetives Quinn, ou Work ou Wilson, que passam a se chamar Paul Auster, e, ao mesmo tempo, recusam esse nome. Esses são os personagens de Cidade de Vidro, de A Trilogia de Nova York, uma das obras analisadas no presente trabalho. Estudamos ainda Leviatã, O Livro das Ilusões, A Música do Acaso e O Caderno Vermelho. Investigamos também sua prosa não ficcional, como em Prosa Coligida. Nosso objetivo, com estas análises, é apontar a criação de uma poética do acaso, que pode ser identificada a partir da leitura da obra do escritor norte-americano. Para isso, dividimos o trabalho em capítulos, os quais são Hindsight (Retrospectiva), Language and Silence (Linguagem e Silêncio), Death and Invisibility (Morte e Invisibilidade), Fiction as Mirror (Ficção como Espelho) e A Throw of the Dice (Um Lance de Dados). Cada capítulo fala de uma característica que foi percebida através de uma leitura crítica das obras de Auster. Verificamos que elas indicam ou reforçam a presença do Acaso nas narrativas. Este trabalho torna-se, portanto, a leitura de uma poética do acaso na obra de Auster, a qual lê e relê a modernidade desde Mallarmé e, por que não, Miguel de Cervantes, Herman Melville, Henry David Thoreau, entre outros. Auster repensa, assim, as propostas desses escritores e de outros artistas de forma teórica e crítica, engendrando essas leituras em sua própria escritura.pt_BR
dc.description.abstractPaul Auster's fictional work is known for three decades at least and renown for detectives Quinn, or Work or Wilson, who become Paul Auster and, at the same time, deny this name. These are the characters from City of Glass, in The New York Trilogy, one of the novels analyzed in the present paper. We have also studied Leviathan, The Book of Illusions, The Music of Chance and The Red Notebook, as well as investigated his non-fictional prose in Collected Prose. Our objective is to highlight the creation of a poetics of chance, which can be identified from the reading of this American writer's works. For this purpose we divided the study into chapters, in this order Hindsight, Language and Silence, Death and Invisibility, Fiction as Mirror and A Throw of the Dice. Each chapter speaks of a characteristic perceived through a critical reading of Auster's narratives. We realized they indicate or reinforce the presence of Chance in these narratives. Therefore, this study is the reading of a poetics of chance in Auster, whose works read and reread modernists such as Mallarmé, and, why not, Miguel de Cervantes, Herman Melville, Henry David Throeau, among other. Thus Auster rethinks the propositions brought about by these writers and artists theoretically and critically, recreating these readings in his own writing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChanceen
dc.subjectAuster, Paulpt_BR
dc.subjectAmerican literatureen
dc.subjectLiteratura norte-americanapt_BR
dc.titleA poetics of chance : reading Paul Austerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000824078pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples