Show simple item record

dc.contributor.advisorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorCastro, Suzana Fraga dept_BR
dc.date.accessioned2012-04-17T01:21:27Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39185pt_BR
dc.description.abstractO emprego de novos materiais tem sido estudado a fim de promover uma melhora na qualidade das misturas asfálticas, de modo que as rodovias possuam melhores níveis de conforto e segurança. Além disso, devido à importância dos pavimentos, sempre há o interesse de que sua vida útil seja prolongada, o que resulta em redução de custos com manutenção e reabilitação. E, para este fim, acrescentam-se melhoradores de misturas asfálticas. Pesquisadores apontam que a incorporação de cal, como melhorador em misturas betuminosas a quente, além de aumentar a resistência a deformações permanentes, reduzir o trincamento nos revestimentos e promover uma melhor adesividade entre os agregados e o ligante, possibilita o emprego de um menor teor de CAP necessário, significando uma redução de custos na execução do pavimento. Com base nestes estudos, essa pesquisa analisa comparativamente, em laboratório, as características volumétricas e as propriedades mecânicas entre três misturas diferentes: uma com incorporação de cal calcítica, outra com incorporação de cal dolomítica e uma última, chamada de mistura de referência, sem incorporação de cal. Nas misturas com esse melhorador, fez-se a simples substituição de 1% da fração de pó de pedra do agregado por 1% de sua respectiva cal. Assim, através de ensaios para determinação das densidades máxima medida e aparente, pode-se constatar a redução que ocorre no volume de vazios das misturas com cal em relação à mistura de referência. Além disso, verifica-se também, com os ensaios de módulo de resiliência e de resistência à tração, uma redução da ordem de 20% na resistência do material, causada pelo teor inadequado de ligante em função da presença de cal. O efeito da adesividade associado à água verificado no ensaio de dano por umidade induzida apresenta valores abaixo dos limites recomendados nas misturas em cada uma das cales adicionadas. A perda de massa por desgaste mostra valores que variam muito conforme a temperatura a qual os CP são condicionados. Os projetos devem ser dosados de acordo com os materiais que os constituem, não sendo possível a simples substituição de uma fração de pó de pedra por qualquer tipo de cal, possivelmente em virtude da diferença de granulometria e de massas específicas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleMisturas asfálticas com incorporação de cal: análise volumétrica e mecânicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRohde, Lucianapt_BR
dc.identifier.nrb000825336pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record