Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Maria Cristina Leandropt_BR
dc.contributor.authorPrawucki, Rubenspt_BR
dc.date.accessioned2012-03-23T01:20:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37810pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar, através dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Francesa, como se dá a construção de sentidos sobre as relações entre corpo, mídia e sociedade na escrita de adolescentes estudantes do ensino médio. O que motivou a escrita desses adolescentes foi uma peça publicitária que explora o culto ao corpo, extraída da mídia brasileira contemporânea. As seguintes perguntas norteiam este estudo: 1- Como os adolescentes constroem, na escrita, seus gestos de interpretação, quando são abordadas questões sobre o corpo em uma peça publicitária? 2- Como os registros psíquicos desses adolescentes – real, simbólico e imaginário – juntamente com o cruzamento entre interdiscurso – ‘o já dito’ e o intradiscurso – ‘o que está se dizendo’, fazem revelar, na escrita, diferentes efeitos de sentido sobre questões de corpo, mídia e sociedade? Que efeitos de sentido são esses? 3- O que esses efeitos de sentidos podem dizer sobre as posições-sujeito desses adolescentes frente à formação discursiva na qual se encontra inserida a peça publicitária em questão? As analises mostram que os mecanismos para a produção de sentidos sobre a questão do corpo na escrita dos adolescentes geram efeitos de sentidos muitas vezes contraditórios, resultado dos contextos social, histórico e ideológico também serem marcados por contradições.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyse, through theoretical and methodological principles of French Discourse Analysis, how the construction of meanings about the relationship between body, media and society happens in the writing of adolescent high school students. What motivated the writing of these adolescents was an advertising that explores the body cult taken from contemporary Brazilian media. The following questions guide this study: 1- How do adolescents build, in their writing, their interpretation gestures, when issues are addressed to the body in an advertisement? 2- How do the psychic records of these adolescents – real, symbolic and imaginary – together with the concepts of interdiscourse – the ‘already said’ and intradiscourse – ‘what is said’, reveal, in their writing, different meanings about body, media and society issues? What are these meaning effects? 3- What can these meaning effects tell about the subject-positions of these adolescents towards the discursive formation in which the advertisement is inserted? The analyses show that the mechanisms for the production of meanings about body issues in the writing of the adolescents generate many times contradictory meaning effects due to the social, historical and ideological contexts also be determined by contradictions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFrench discourse analysisen
dc.subjectConstrução de sentidopt_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectBodyen
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectSocietyen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.title"Ganhar peso provoca alucinações"? : uma escuta discursiva das relações entre corpo, mídia e sociedade na escrita tecida por adolescentespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000823593pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples