Platoon : o produto cinematográfico como discurso histórico
dc.contributor.advisor | Rossini, Miriam de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Bizotto, Diogo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-20T01:21:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37643 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do filme Platoon, escrito e dirigido por Oliver Stone, esta pesquisa busca analisar a validade dos produtos cinematográficos como construtores de discurso histórico acerca de um fato passado, produzindo conhecimento e suscitando novas discussões a seu respeito. O objeto em questão aborda um dos mais importantes eventos da recente história norte-americana, a Guerra do Vietnã, um dos principais confrontos armados ocorridos no século XX. O estudo de Platoon além de suas atribuições como produto cultural se deu através, primeiramente, de uma contextualização histórica da Guerra do Vietnã, oferecida por Paulo G. Fagundes Vizentini, além de uma recapitulação a respeito da filmografia norte-americana dedicada às guerras, fornecida principalmente por Albert Auster e Leonard Quart. Faz-se presente também uma apresentação das características que tornam o cinema um espaço propício à representação de narrativas, embasada especialmente por Jacques Aumont, Graeme Turner, Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété. O exame específico de Platoon a partir das discussões de caráter histórico e a respeito da linguagem cinematográfica fornecidos previamente foi delineado por Graeme Turner, e recebeu aportes de Albert Auster e Leonard Quart, além de Robert Rosenstone, autor que levanta a hipótese de que Oliver Stone possa ser visto como um cineasta historiador. A análise empreendida permitiu chegar à conclusão que, apesar das subjetividades inerentes a um produto ficcional, Platoon é uma obra dotada de legitimidade na construção de discurso histórico, obtido através de dois aspectos em especial: a relação de Oliver Stone com a Guerra do Vietnã, onde foi soldado entre 1967 e 1968, fator que ajudou a atribuir grande verossimilhança aos eventos representados pelo filme, emprestando-lhe credibilidade; além de, através da representação de seus personagens, suscitar reflexão acerca dos fatos relacionados à Guerra do Vietnã na época em que ela ocorreu e a respeito da influência que teve na sociedade norte-americana, sentida até a atualidade. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Guerra do Vietnã (1961-1975) | pt_BR |
dc.subject | Discurso histórico | pt_BR |
dc.subject | Platoon (Filme) | pt_BR |
dc.title | Platoon : o produto cinematográfico como discurso histórico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000822510 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1830)