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dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorBizotto, Diogopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-20T01:21:35Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37643pt_BR
dc.description.abstractA partir do filme Platoon, escrito e dirigido por Oliver Stone, esta pesquisa busca analisar a validade dos produtos cinematográficos como construtores de discurso histórico acerca de um fato passado, produzindo conhecimento e suscitando novas discussões a seu respeito. O objeto em questão aborda um dos mais importantes eventos da recente história norte-americana, a Guerra do Vietnã, um dos principais confrontos armados ocorridos no século XX. O estudo de Platoon além de suas atribuições como produto cultural se deu através, primeiramente, de uma contextualização histórica da Guerra do Vietnã, oferecida por Paulo G. Fagundes Vizentini, além de uma recapitulação a respeito da filmografia norte-americana dedicada às guerras, fornecida principalmente por Albert Auster e Leonard Quart. Faz-se presente também uma apresentação das características que tornam o cinema um espaço propício à representação de narrativas, embasada especialmente por Jacques Aumont, Graeme Turner, Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété. O exame específico de Platoon a partir das discussões de caráter histórico e a respeito da linguagem cinematográfica fornecidos previamente foi delineado por Graeme Turner, e recebeu aportes de Albert Auster e Leonard Quart, além de Robert Rosenstone, autor que levanta a hipótese de que Oliver Stone possa ser visto como um cineasta historiador. A análise empreendida permitiu chegar à conclusão que, apesar das subjetividades inerentes a um produto ficcional, Platoon é uma obra dotada de legitimidade na construção de discurso histórico, obtido através de dois aspectos em especial: a relação de Oliver Stone com a Guerra do Vietnã, onde foi soldado entre 1967 e 1968, fator que ajudou a atribuir grande verossimilhança aos eventos representados pelo filme, emprestando-lhe credibilidade; além de, através da representação de seus personagens, suscitar reflexão acerca dos fatos relacionados à Guerra do Vietnã na época em que ela ocorreu e a respeito da influência que teve na sociedade norte-americana, sentida até a atualidade.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGuerra do Vietnã (1961-1975)pt_BR
dc.subjectDiscurso históricopt_BR
dc.subjectPlatoon (Filme)pt_BR
dc.titlePlatoon : o produto cinematográfico como discurso históricopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000822510pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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