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dc.contributor.advisorMilnitsky-Sapiro, Clarypt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Natascha Borbapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-17T01:20:21Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37577pt_BR
dc.description.abstractPesquisas na área de Ciências Humanas apontam para a prevalência de aspectos negativos da exposição de crianças e adolescentes às mídias. Considerando que os problemas apontados têm implicações sociais e/ou subjetivas a médio e longo prazo, caberia à área da Comunicação Social apontar possibilidades de expansão na qualidade da educação formal, através da implementação das mídias no contexto escolar. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar a relação entre a educação pública e os recursos midiáticos, na sustentação de uma instituição escolar que propicie o desenvolvimento do raciocínio crítico e a participação cidadã de crianças e adolescentes. A questão norteadora investigou se o acesso regular às várias mídias na escola oportunizaria, às crianças e adolescentes - com idades entre 10 e 17 anos - matriculadas na rede pública de ensino do Município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul/ Brasil - tal desenvolvimento. Através de uma pesquisa quali-quantitativa, buscou-se identificar as possíveis diferenças nas concepções desses jovens acerca das instituições sociais. Os resultados apontam para várias dificuldades tanto no acesso como na utilização desses recursos.pt_BR
dc.description.abstractResearches in Human Sciences indicate the prevalence of negative aspects of the exposure of children and adolescents to media. Considering that the problems have social implications and / or subjective on medium and long term, it is up to the media pointing out possibilities of expansion in the quality of formal education through the implementation of the media in the school context. The aim of this research paper is to investigate the relationship between public education and media resources in support of an educational institution that fosters the development of critical thinking and civic participation of children and adolescents. The guiding question investigated whether regular access to several medias create opportunities of such development in school children and adolescents aged between 10 and 17 years, enrolled in public schools in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul/ Brazil. Through a qualitative and quantitative research, we sought to identify possible differences in the views of young people about social institutions. The results point to several difficulties in access and use of these resources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.subjectMedia-educationen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectSocial institutionsen
dc.titleMídia-educação : uma discussão sobre a abordagem das mídias no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.identifier.nrb000822747pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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