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dc.contributor.advisorZago, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorPintado, Diego Haupenthalpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-17T01:20:09Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37568pt_BR
dc.description.abstractO crowdfunding, ou financiamento coletivo, é um fenômeno da web 2.0 que permite angariar colaborações de uma multidão para financiar projetos de terceiros, geralmente estranhos aos próprios apoiadores. O que motiva esses colaboradores a darem seu dinheiro, aparentemente sem receber algo em troca? Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica e baseia-se no estudo de caso de um projeto bem sucedido de crowdfunding, o Ônibus Hacker, para arriscar algumas respostas a essa pergunta. Descobriram-se indícios de motivações intrínsecas, ligadas à identificação com uma cultura da participação e a importância de um senso de comunidade capaz de movimentar as ações da multidão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectFinanciamento coletivopt_BR
dc.titleCrowdfunding e a cultura da participação : motivações envolvidas na participação em projetos de patrocínio coletivopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPrimo, Alessandra Teixeirapt_BR
dc.identifier.nrb000820275pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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