Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Ana Cristina Cyprianopt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Gabriela Alves dept_BR
dc.date.accessioned2012-03-17T01:20:08Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37567pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso propõe discutir de que forma se dá a apropriação e interação de adultos idosos no ciberespaço e o valor que estes despertam para as organizações. Para tal, são apresentados dados e teorias que suportam a hipótese de que este é um público em ascensão que deverá, de agora em diante, ser considerado nos planejamentos e programas das organizações. A partir da contextualização do perfil da terceira idade nos dias de hoje, serão, também, abordados os conceitos de interação através de ferramentas digitais – no caso, redes sociais e tecnologia. Como objetivo geral, observou-se como adultos idosos utilizam as ferramentas de comunicação disponíveis na rede para se comunicar, e para qual finalidade utilizam estes meios. Este estudo teve como objeto o projeto Inclusão, Redes Sociais e Aprendizagem de Adultos Idosos no Ciberespaço, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com apoio do CNPq. Baseado nos preceitos do estudo de caso, foram analisados os dados obtidos durante esta pesquisa por meio de entrevista em profundidade, aplicação de questionários, análise de diários de campo e netnografia. As principais considerações obtidas através deste estudo foram que adultos idosos se sentem isolados e marginalizados pela sociedade tecnológica, uma vez que não se sentem parte destes avanços. Entretanto, verificou-se que estes indivíduos possuem grande interesse em aprender a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como, de serem considerados sujeitos ativos e capazes na comunidade.pt_BR
dc.description.abstractThis senior thesis is aimed at discussing how older adults master and interact in the cyberspace and the interest that they arise in organizations. To this end, we present data and theories that support the hypothesis that, this is a public in process of growth that should from now on be considered in the organizations planning and programs. From the conceptualization of the profile of seniors today we will also address the concepts of interaction through digital tools - in this case, social networks and technology. As a general goal it was observed how older adults use the communication tools available in the web to communicate and for what purpose they use these resources. This paper had as its object of study the Inclusion, Social Networks and Learning in Cyberspace for Older Adults project held at the Federal University of Rio Grande do Sul, with support from CNPq. Based on the precepts of case study, we analyzed data obtained during this research through in-depth interviews, questionnaires, field diaries analysis and netnography. The main considerations obtained through this study were that older adults feel isolated and marginalized by the technological society, inasmuch as they do not feel part of these advances. Nonetheless, it was found that these individuals have great interest in learning to use the Information and Communication Technologies as well as to being considered active and capable individuals in the community.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOlder adultsen
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectCyberspaceen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectTerceira idadept_BR
dc.subjectCommunication toolsen
dc.subjectInteractionen
dc.titleAdultos idosos no ciberespaço : interação e relacionamento no mundo virtualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.identifier.nrb000822566pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples