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dc.contributor.advisorBarcellos, Paulo Fernando Pintopt_BR
dc.contributor.authorNiemezewski, Marcospt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:30:06Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/3715pt_BR
dc.description.abstractComo o mercado está se transformando cada vez mais em mercado de commodities, onde que o cliente percebe muito pouco as diferenças técnicas entre os produtos concorrentes, aumenta a necessidade de criação de vantagem diferencial através de valor adicionado. A principal fonte deste valor é, cada vez mais, o serviço prestado ao cliente. Fornecer um serviço de qualidade superior a de seus concorrentes é uma forma de diferenciar a empresa, que pode dar uma vantagem competitiva e levar a um nível superior de vendas e de desempenho de lucros. Assim sendo, o prestador de serviços precisa identificar as expectativas dos clientes ao que concerne à qualidade. Baseando-se na importância de conhecer as expectativas dos clientes, desenvolve-se o presente estudo de caso com o objetivo de identificar os atributos ou dimensões da qualidade dos serviços de telecomunicações prestados pela Brasil Telecom – Filial Rio Grande do Sul, que afetam a satisfação dos clientes corporativos. Também são avaliados o grau de importância destes atributos e o desempenho dos mesmos em relação à concorrência a partir da percepção dos clientes. Para a identificação dos atributos da qualidade é empregada a pesquisa exploratória e na avaliação dos atributos pesquisa quantitativa. Utilizou-se a Matriz Importância versus Desempenho de Slack (1993) como ferramenta para análise dos dados coletados e verificar a posição da empresa em relação aos concorrentes.pt_BR
dc.description.abstractAs the market is increasingly turning into a market of commodities, in which little does the consumer perceive the technical differences among rival products, there’s an increase in the need for creating a differential advantage through an added value. The main source of such additional value has become, each passing day, consumer service. Supplying a service with higher quality than the competition is a way to differentiate a company, which can provide a competitive advantage and lead to greater sales and profit performance. Thus, a service supplier has to identify consumer expectations concerning quality. Based on the importance of knowing consumer expectations, we carried out the present case study with the purpose to identify the attributes or dimensions of the quality of telecommunication services supplied by Brasil Telecom- Rio Grande do Sul division that affect the satisfaction of corporate clients. Also evaluated are the degree of importance of such attributes and their performance as to the competition from the consumer standpoint. To identify quality attributes an exploratory research was employed, while for the evaluation of attributes a quantitative study was conducted. The Importance-Performance Matrix of Slack (1993) was used as a tool for the analysis of collected data and for ascertaining the company status in relation to its competitors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectIndicadores de qualidadept_BR
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.titleIdentificação e avaliação dos atributos da qualidade dos serviços de telecomunicações prestados pela Brasil Telecom - filial Rio Grande do Sul, que afetam a satisfação de seus clientes corporativos : estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000403396pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissionalizante em Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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