Patrimônio e memória nas práticas de educação patrimonial do Arquivo Histórico Moysés Vellinho de Porto Alegre/RS (1997 A 2005)
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho investiga através das ações de Educação Patrimonial do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moisés Vellinho – projeto Papel Antigo e Papel Velho e projeto Vivo Toque – os usos dos conceitos de memória e patrimônio nas ações de Educação Patrimonial, e de que forma estes usos podem contribuir com o Ensino de História. Através da análise dos projetos, busca-se compreender como acontece a relação entre os bens patrimoniais e o uso dos conceitos memória e patrimônio; a forma como estes co ...
Este trabalho investiga através das ações de Educação Patrimonial do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moisés Vellinho – projeto Papel Antigo e Papel Velho e projeto Vivo Toque – os usos dos conceitos de memória e patrimônio nas ações de Educação Patrimonial, e de que forma estes usos podem contribuir com o Ensino de História. Através da análise dos projetos, busca-se compreender como acontece a relação entre os bens patrimoniais e o uso dos conceitos memória e patrimônio; a forma como estes conceitos são abordados; as intenções, e de que forma estes contribuem no processo formativo dos educandos que participam das ações de Educação Patrimonial. ...
Abstract
This work investigates through the actions of the Heritage Education in Historical Archive of Porto Alegre Moisés Vellinho – project Old Paper and Aged Paper and Project Living Touch – the uses of the concepts of memory and heritage in the actions of Heritage Education and how these uses can contribute to the Teaching of History. Through the analysis of projects, it seeks to understand how happens the relationship between the assets and the use of memory and heritage concepts, how these concept ...
This work investigates through the actions of the Heritage Education in Historical Archive of Porto Alegre Moisés Vellinho – project Old Paper and Aged Paper and Project Living Touch – the uses of the concepts of memory and heritage in the actions of Heritage Education and how these uses can contribute to the Teaching of History. Through the analysis of projects, it seeks to understand how happens the relationship between the assets and the use of memory and heritage concepts, how these concepts are covered, with what intentions, how they contribute in the formation process of students who participate in the actions of Heritage Education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (777)
Este item está licenciado na Creative Commons License