A civilização começa a subir o morro : as composições de Noel Rosa na polêmica musical com Wilson Batista
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Buscando dar conta das transformações ocorridas no Brasil desde o final do século XIX até os primeiros anos da década de 1930, o presente trabalho tem como objeto de estudo as composições Rapaz Folgado, Feitiço da Vila e Palpite Infeliz, de Noel Rosa, produzidas por ocasião da polêmica musical travada com Wilson Batista. Partindo do conceito de equilíbrio de antagonismos, criado por Freyre (1954) em Casa-grande & Senzala, buscou-se apontar de que forma acomodaram-se os elementos que identificav ...
Buscando dar conta das transformações ocorridas no Brasil desde o final do século XIX até os primeiros anos da década de 1930, o presente trabalho tem como objeto de estudo as composições Rapaz Folgado, Feitiço da Vila e Palpite Infeliz, de Noel Rosa, produzidas por ocasião da polêmica musical travada com Wilson Batista. Partindo do conceito de equilíbrio de antagonismos, criado por Freyre (1954) em Casa-grande & Senzala, buscou-se apontar de que forma acomodaram-se os elementos que identificavam os ideais de nação presentes no final do século XIX e início do XX, período definido como Belle Époque brasileira, no qual se observa um ideal cosmopolita, até os primeiros anos da década de 1930, considerado Tempo do nacional-estatismo, durante o qual ocorre a disputa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (777)
Este item está licenciado na Creative Commons License