Marketing em mídias sociais : um estudo de caso das ações de sucesso no relacionamento digital entre dois bares Porto-Alegrenses e seus consumidores
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O marketing de relacionamento é um ramo sólido dentro da escola de marketing, focado nas ações desenvolvidas por organizações que desejam fidelizar seus clientes. Porém, na era digital, em que as ferramentas da Web 2.0 possibilitam que todos tenham voz ativa, consumam e produzam conteúdo, as empresas devem atentar para as ações de marketing de relacionamento on-line que engajem seu cliente e o fidelizem. Através das redes sociais, principal veículo de troca de informações pelos internautas, é p ...
O marketing de relacionamento é um ramo sólido dentro da escola de marketing, focado nas ações desenvolvidas por organizações que desejam fidelizar seus clientes. Porém, na era digital, em que as ferramentas da Web 2.0 possibilitam que todos tenham voz ativa, consumam e produzam conteúdo, as empresas devem atentar para as ações de marketing de relacionamento on-line que engajem seu cliente e o fidelizem. Através das redes sociais, principal veículo de troca de informações pelos internautas, é possível estabelecer um relacionamento entre marca e consumidor, como já tem sido feito por muitas empresas. O objetivo desta pesquisa é, portanto, compreender que ações de marketing de relacionamento em redes sociais podem ser consideradas efetivas, analisando dois casos de estudo. Foram selecionadas duas empresas do ramo gastronômico porto-alegrense que têm perfis em redes sociais, para que suas ações de relacionamento fossem analisadas à luz da literatura, e também a partir da opinião de três profissionais de marketing digital entrevistados, os quais foram selecionados a partir da análise das ações de relacionamento digital realizadas pelas empresas em que trabalham. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License