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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorPlautz, Luciano Lotáriopt_BR
dc.date.accessioned2012-01-19T01:20:32Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36659pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo desse estudo foi analisar os fatores que contribuem para a aprendizagem organizacional no Banco Modelo, tendo como referência a obra de Senge (2002). Com os objetivos específicos buscou-se entender o processo de aprendizagem em uma organização. Identificar fatores que contribuem para a aprendizagem organizacional, identificar as práticas que a organização adota para o alcance da aprendizagem organizacional e ainda propor alternativas para melhoria do processo de aprendizagem organizacional. Na técnica de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, almejando atingir informações referentes aos objetivos do trabalho. Junto ao corpo do trabalho, encontra-se a descrição dos procedimentos que foram abordados durante a execução da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciam que os contatos e as inter-relações entre as pessoas constituem-se num fator-chave que permite o processo de aprendizagem segundo as cinco disciplinas de Senge (2002). Estas premissas são levadas a efeito pela empresa, onde se pode afirmar que há existência de um ambiente propício e aberto às práticas de aprendizagem, isto é, os respondentes praticam as disciplinas de Peter Senge (2002), ainda que não de forma explícita, pelo próprio desconhecimento das disciplinas. Assim pode-se perceber que por um lado, comportam-se diferentemente, mas, por outro lado, demonstram consenso em seus posicionamentos. O estudo aponta para a necessidade de se reconhecer explicitamente que a organização tem um papel fundamental no processo de criação do seu conhecimento, facilitando a realização de atividades em grupo, de forma a permitir a recriação e o armazenamento do conhecimento individual. Pois os processos de criação do conhecimento organizacional acontecem com a ação de apoiar o indivíduo criativo e cultivar um ambiente adequado à sua criação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleAnálise do processo de aprendizagem organizacional em uma agência bancáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000792045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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