Análise do processo de aprendizagem organizacional em uma agência bancária
dc.contributor.advisor | Costa, Silvia Generali da | pt_BR |
dc.contributor.author | Plautz, Luciano Lotário | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-19T01:20:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36659 | pt_BR |
dc.description.abstract | O principal objetivo desse estudo foi analisar os fatores que contribuem para a aprendizagem organizacional no Banco Modelo, tendo como referência a obra de Senge (2002). Com os objetivos específicos buscou-se entender o processo de aprendizagem em uma organização. Identificar fatores que contribuem para a aprendizagem organizacional, identificar as práticas que a organização adota para o alcance da aprendizagem organizacional e ainda propor alternativas para melhoria do processo de aprendizagem organizacional. Na técnica de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, almejando atingir informações referentes aos objetivos do trabalho. Junto ao corpo do trabalho, encontra-se a descrição dos procedimentos que foram abordados durante a execução da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciam que os contatos e as inter-relações entre as pessoas constituem-se num fator-chave que permite o processo de aprendizagem segundo as cinco disciplinas de Senge (2002). Estas premissas são levadas a efeito pela empresa, onde se pode afirmar que há existência de um ambiente propício e aberto às práticas de aprendizagem, isto é, os respondentes praticam as disciplinas de Peter Senge (2002), ainda que não de forma explícita, pelo próprio desconhecimento das disciplinas. Assim pode-se perceber que por um lado, comportam-se diferentemente, mas, por outro lado, demonstram consenso em seus posicionamentos. O estudo aponta para a necessidade de se reconhecer explicitamente que a organização tem um papel fundamental no processo de criação do seu conhecimento, facilitando a realização de atividades em grupo, de forma a permitir a recriação e o armazenamento do conhecimento individual. Pois os processos de criação do conhecimento organizacional acontecem com a ação de apoiar o indivíduo criativo e cultivar um ambiente adequado à sua criação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Análise do processo de aprendizagem organizacional em uma agência bancária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000792045 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Administração (3134)