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dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorZanini, Claudio Vesciapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-06T01:19:42Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36013pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar o romance Assombro, de Chuck Palahniuk, como retrato e sintoma do comportamento da sociedade pós-moderna ocidental, cujos valores correspondem, de acordo com palavras do próprio autor, ao “inverso do sonho americano”. A principal característica de tal sociedade é a dificuldade dos indivíduos em lidar com as exigências e constantes mudanças nos âmbitos individual, social e psicológico, o que se configura na obra do escritor estadunidense através de personagens marginais em busca (na maioria das vezes, aparentemente inconsciente) de autoaceitação ou adaptação social. A leitura desenvolvida aqui se baseia principalmente nos escritos do teórico francês Jean Baudrillard, que apresenta o pressuposto de que o mundo contemporâneo encontra-se num estado de “pós-orgia”, assombrado por três fantasmas que o teórico chama de câncer, travesti e terrorismo, os quais simbolizam questões sociais contemporâneas relacionadas à política, sexualidade, comunicação e relacionamentos humanos, entre outros aspectos. Os conceitos de Baudrillard que norteiam a análise são: 'estado de pós-orgia', 'hiperrealidade', 'simulação', 'virulência' e 'sedução' e 'fantasmas'. O trabalho também apresenta as características da literatura de Chuck Palahniuk e sua recém-iniciada fortuna crítica, apontando os principais aspectos da sociedade pós-moderna presentes em suas obras e culminando em um cotejo de Assombro com o gótico e sua vertente pós-moderna, além de uma comparação entre a dinâmica estabelecida entre as personagens do romance e aquela percebida nos reality shows e falsos documentários (mock-documentaries). A conclusão retoma aspectos na estrutura, imaginário e conteúdo do romance, que permitem defini-lo como retrato e sintoma de uma nova configuração social, resultado das inevitáveis mudanças por que o mundo passa.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims at presenting Chuck Palahniuk‟s novel Haunted as a portrait and symptom of the behavior perceived in the postmodern Western society, whose values, according to the author himself, correspond to “the opposite of the American Dream”. The main characteristic of such society is the individuals‟ difficulty in dealing with demands and constant changes in the individual, social and psychological spheres, a fact observed in the work of this American writer through the presence of marginal characters in a more often than not apparently unconscious search of self-acceptance or social adaptation. The reading proposed is mainly based on the writings of French theoretician Jean Baudrillard, who presents the assumption that the contemporary world is in a “post-orgy” state, haunted by three phantasies he denominates cancer, transvestitism and terrorism, which symbolize contemporary social issues related to politics, sexuality, communication and human relationships, among other aspects. The concepts by Baudrillard that underlie the analysis are: 'post-orgy state', 'hyperreality', 'simulation', 'virulence', 'seduction' and 'phantasies'. The work also presents the features of the literature produced by Chuck Palahniuk and its newly-started critical fortune, highlighting the main aspects of postmodern society present in his works, culminating with an approximation of Haunted to the postmodern variation of Gothic literature, besides a comparison between the dynamics established among the characters in the novel to the one perceived in reality shows and mock-documentaries. The conclusion strengthens aspects in the structure, imaginary and content of the novel that enable the definition of Haunted as portrait and symptom of a new social organization, resulting from the inevitable changes the world goes through.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmerican literatureen
dc.subjectLiteratura norte-americanapt_BR
dc.subjectLiteratura e sociedadept_BR
dc.subjectChuck Palahniuken
dc.subjectJean Baudrillarden
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectPalahniuk, Chuck. Haunted = Assombropt_BR
dc.subjectPhantasiesen
dc.subjectBaudrillard, Jean, 1929-2007pt_BR
dc.subjectHyperrealityen
dc.subjectCritica e interpretacaopt_BR
dc.titleThe orgy is over : phantasies, fake realities and the loss of boundaries in Chuck Palahniuk's Hauntedpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000816861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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