Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
dc.contributor.advisor | Collares, Darli | pt_BR |
dc.contributor.author | Rilho, Lucas Sulzbach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-10T01:20:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35337 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual se considera a presença/ausência de propostas de aulas práticas em livros didáticos de Ciências, originou-se da experiência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, especialmente, nas experiências de estágio, em escolas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre. Para sua realização foram analisadas duas coleções de livros didáticos, presentes nas respostas de nove professoras, entrevistadas pelo autor e sua colega Juliane Minotto. Esta análise foi fundamentada pelo estudo teórico que trata do uso do livro didático e seguiu os parâmetros de classificação proposta por Tamir (1991 apud BORGES, 2002). Ao final das análises, destaca-se a importância de propostas de aulas práticas que busquem o desenvolvimento do raciocínio de problemas nos alunos. Destaca-se, ainda, a relevância do compartilhamento, entre os professores, de suas experiências docentes, possibilitando a troca de ideias e definindo novas didáticas de forma coletiva. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Livros didaticos | pt_BR |
dc.title | Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000794428 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License