Aulas práticas em Ciências : análise de livros didáticos
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual se considera a presença/ausência de propostas de aulas práticas em livros didáticos de Ciências, originou-se da experiência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, especialmente, nas experiências de estágio, em escolas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre. Para sua realização foram analisadas duas coleções de livros didáticos, presentes nas respostas de nove professoras, entrevistadas pelo autor e sua colega Ju ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual se considera a presença/ausência de propostas de aulas práticas em livros didáticos de Ciências, originou-se da experiência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, especialmente, nas experiências de estágio, em escolas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre. Para sua realização foram analisadas duas coleções de livros didáticos, presentes nas respostas de nove professoras, entrevistadas pelo autor e sua colega Juliane Minotto. Esta análise foi fundamentada pelo estudo teórico que trata do uso do livro didático e seguiu os parâmetros de classificação proposta por Tamir (1991 apud BORGES, 2002). Ao final das análises, destaca-se a importância de propostas de aulas práticas que busquem o desenvolvimento do raciocínio de problemas nos alunos. Destaca-se, ainda, a relevância do compartilhamento, entre os professores, de suas experiências docentes, possibilitando a troca de ideias e definindo novas didáticas de forma coletiva. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License