Mostrar el registro sencillo del ítem
Influência de expressões culturais e/ou artísticas no aprendizado
dc.contributor.advisor | Sabat, Ruth Francini Ramos | pt_BR |
dc.contributor.author | Higa, Karina Mayumi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-09T01:19:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35319 | pt_BR |
dc.description.abstract | A cultura caracteriza o comportamento, regras e crenças de um povo, que são carregadas de significados. E dentro dela as expressões artísticas ocupam um espaço importante na qual exerce funções fundamentais, como formação e desenvolvimento do ser humano, pois resgata a subjetividade, consciência de si, o que possibilita a interação social. A música como expressão cultural é uma importante ferramenta para a construção do conhecimento, uma vez que trabalha com a cognição humana que influencia no modo como o homem enxerga o mundo. A fim de entender como a música influencia no aprendizado - não só em espaços destinados à educação formal, mas em outros que também fazem parte da formação humana - procurou-se identificar esses aspectos através do estudo de caso de um projeto social, utilizando-se o método etnográfico e suas técnicas a observação participativa e entrevistas. Desse modo relacionando-os com o contexto social e identificando as relações que estabelecem com o conhecimento, o que ajuda na formação da identidade social dos integrantes desse espaço. | pt_BR |
dc.description.abstract | The culture characterizes the behavior, rules and beliefs of people, which are laden with meaning. And in her artistic expressions occupy an important space in which it performs key functions such as training and human development. For rescues subjectivity, self-awareness, this allows social interaction. Music as cultural expression is an important tool for the construction of knowledge, since it works with human cognition that influences the way as man sees the world. In order to understand how music affects learning - not only in spaces for formal education, but in others that are also part of human development - we tried to identify these aspects through a case study of a social project, using The ethnographic method and its techniques to participatory observation and interviews. Thereby linking them with the social context and identifying the relationships they establish with the knowledge, which helps in the formation of social identity of members of that space. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Music | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Social Project | en |
dc.subject | Cultural expression | en |
dc.title | Influência de expressões culturais e/ou artísticas no aprendizado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000781939 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Ciencias Biológicas (1353)