Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSabat, Ruth Francini Ramospt_BR
dc.contributor.authorHiga, Karina Mayumipt_BR
dc.date.accessioned2011-12-09T01:19:39Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35319pt_BR
dc.description.abstractA cultura caracteriza o comportamento, regras e crenças de um povo, que são carregadas de significados. E dentro dela as expressões artísticas ocupam um espaço importante na qual exerce funções fundamentais, como formação e desenvolvimento do ser humano, pois resgata a subjetividade, consciência de si, o que possibilita a interação social. A música como expressão cultural é uma importante ferramenta para a construção do conhecimento, uma vez que trabalha com a cognição humana que influencia no modo como o homem enxerga o mundo. A fim de entender como a música influencia no aprendizado - não só em espaços destinados à educação formal, mas em outros que também fazem parte da formação humana - procurou-se identificar esses aspectos através do estudo de caso de um projeto social, utilizando-se o método etnográfico e suas técnicas a observação participativa e entrevistas. Desse modo relacionando-os com o contexto social e identificando as relações que estabelecem com o conhecimento, o que ajuda na formação da identidade social dos integrantes desse espaço.pt_BR
dc.description.abstractThe culture characterizes the behavior, rules and beliefs of people, which are laden with meaning. And in her artistic expressions occupy an important space in which it performs key functions such as training and human development. For rescues subjectivity, self-awareness, this allows social interaction. Music as cultural expression is an important tool for the construction of knowledge, since it works with human cognition that influences the way as man sees the world. In order to understand how music affects learning - not only in spaces for formal education, but in others that are also part of human development - we tried to identify these aspects through a case study of a social project, using The ethnographic method and its techniques to participatory observation and interviews. Thereby linking them with the social context and identifying the relationships they establish with the knowledge, which helps in the formation of social identity of members of that space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusicen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectSocial Projecten
dc.subjectCultural expressionen
dc.titleInfluência de expressões culturais e/ou artísticas no aprendizadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000781939pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem