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dc.contributor.advisorRibeiro, Daiane Bertassopt_BR
dc.contributor.authorBem, Daniela Andrade Torres dept_BR
dc.date.accessioned2011-11-22T01:19:19Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34696pt_BR
dc.description.abstractPartindo das teorias construcionistas do jornalismo, propomos neste trabalho analisar a produção de sentidos sobre Barack Obama nas revistas Veja e Época durante o ano de 2008 – ano eleitoral nos Estados Unidos. O objetivo é compreender quais sentidos esses dois veículos de comunicação produzem sobre Obama. Com esse propósito, buscamos identificar quais as características e atributos que as revistas usam ao se referir ao político, mapeando-os através de marcas discursivas. Além disso, buscamos verificar se as publicações apresentaram em seus textos estratégias discursivas que nos remetem a narrativa mítica da jornada do herói. A seleção do corpus da pesquisa levou em conta as edições que, nesse período, trouxeram o assunto como matéria principal ou chamada secundária nas capas. Ao todo, foram selecionados seis exemplares – três edições da revista Veja e três da revista Época. A metodologia que utilizamos foi a Análise do Discurso de linha francesa. Foram mapeadas, na revista Veja, 101 sequências discursivas que nos levou a identificar nove formações discursivas (FDs) – núcleos de sentidos através dos quais Obama é representado: FD 1 – Inovação e esperança frente à política tradicional; FD 2 – A estrela; FD 3 – O conciliador; FD 4 – A resposta das lutas do movimento dos direitos civis; FD 5 – Vencedor de obstáculos; FD 6 – O novo Kennedy?; FD 7 – Ph.D em diversidade; FD 8 – O candidato do mundo; e FD 9 – Obama não é Lula. Na revista Época, foram 112 sequências discursivas agrupadas em sete FDs: FD 1 – Uma vida de superação; FD 2 – Um marco histórico; FD 3 – Apesar das inseguranças do futuro, a melhor alternativa; FD 4 – A celebridade; FD 5 – Um fenômeno, muito mais que um político; FD 6 – O novo Kennedy; FD 7 – Obama é Lula?. A análise nos permitiu perceber que as duas revistas produziram sentidos que retratam Obama de maneira positiva. O discurso das publicações possui marcas discursivas que nos levam a compreender Obama como a personificação da esperança e da mudança. Veja e Época produzem, ainda, sentido de que Obama é um herói, ao relatarem os obstáculos e desafios que precisou vencer para chegar a ser presidente dos Estados Unidos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectÉpoca (Revista)pt_BR
dc.subjectVeja (Revista)pt_BR
dc.subjectObama, Barackpt_BR
dc.titleA produção de sentidos sobre Barack Obama no jornalismo das revistas Veja e Épocapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBenetti, Márciapt_BR
dc.identifier.nrb000789820pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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