Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.date.accessioned2011-11-11T01:19:21Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1414-4077pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34301pt_BR
dc.description.abstractEm diferentes países e sociedades figura a temática da pesquisa sobre o ‘estudante universitário’. Enquanto as abordagens da pesquisa internacional privilegiam o conhecimento sobre as aprendizagens do estudante universitário, suas culturas e interesses, no Brasil, sem descuidar o caráter psicológico destas abordagens, a pesquisa inclui também uma perspectiva política e social. Isto porque os estudantes se destacaram, ao longo da história, pelo ativismo político através de movimentos organizados que influíram na vida nacional. Neste artigo são apontados alguns autores que abordam a temática e algumas de suas obras bem como os movimentos estudantis e suas ações. Em contraste a estes movimentos de formação do sujeito político na universidade questiona-se a influência dos programas de avaliação expressos em resultados de exames nacionais (da escola fundamental, ao ensino médio e à universidade). Questiona-se igualmente o apelo consumista do marketing das instituições sobre os estudantes que são vistos como estudantes-consumidores em busca de ascensão profissional pelo acúmulo de bagagem individualizada e produtivista.pt_BR
dc.description.abstractThe higher education student is a research theme in different countries and societies. The international research approach focuses on student learning, their cultures and interests. In Brazil, without being careless to the psychological character of this approach, the research includes also a social and political perspective. This is done because throughout history the students stood out by their political activism through organized movements that have influenced the life of the country. In this article some leading authors in the research of student themes are indicated as well as the national student movements’ and their political actions. In contrast with these political formative movements inside the university we question the also formative influence of evaluation programs with emphasis in national exam results. We question the consumerist marketing appeal of higher education institutions over the student that focuses on a consumer-student that is in search of professional ascension by productivist and individualized baggage.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 15, n.3 (nov. 2010), p. 9-27pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectMovimento estudantilpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversity studenten
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectPolitical student movementen
dc.titleEstudantes e avaliaçãopt_BR
dc.title.alternativeStudents, higher education and evaluation en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000782844pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples