Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDomingues, Fernanda Bandeirapt_BR
dc.contributor.authorClausell, Nadine Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorAliti, Graziella Badinpt_BR
dc.contributor.authorDominguez, Daniela Riveropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Eneida Rejane Rabelo dapt_BR
dc.date.accessioned2011-11-11T01:19:19Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0066-782Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34297pt_BR
dc.description.abstractFundamento: Diferentes abordagens de enfermagem no manejo de pacientes com insuficiência cardíaca (IC) tem demonstrado benefícios na redução da morbidade e mortalidade. Entretanto, a combinação de educação intra-hospitalar com contato telefônico após a alta hospitalar tem sido pouco explorada. Objetivo: Comparar dois grupos de intervenção de enfermagem entre pacientes hospitalizados devido à IC descompensada: o grupo intervenção (GI) recebeu intervenção educativa de enfermagem durante a hospitalização, seguida de monitorização por telefone após a alta hospitalar e o grupo controle (GC) recebeu apenas a intervenção hospitalar. Os desfechos foram conhecimento da IC e autocuidado, número de visitas à emergência, re-hospitalizações e morte em um período de três meses. Métodos: Ensaio clínico randomizado. Pacientes adultos com IC e fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) ≤ 45% que podiam ser contatados por telefone após a alta foram estudados. O conhecimento da IC foi avaliado por meio de um questionário padronizado que também incluía questões referentes ao conhecimento do autocuidado, o qual foi respondido durante o período de hospitalização e três meses depois. Para os pacientes do grupo GI, os contatos foram realizados por meio de telefonemas e as entrevistas finais foram conduzidas em ambos os grupos ao final do estudo. Resultados: Quarenta e oito pacientes foram alocados no GI e 63 no grupo GC. A idade média (63 ± 13 anos) e FEVE (aproximadamente 29%) eram similares nos dois grupos. Os escores para conhecimento da IC e autocuidado foram similares na avaliação basal. Três meses depois, ambos os grupos demonstraram melhora significativa dos escores de conhecimento da IC e autocuidado (p < 0,001). Outros desfechos foram similares. Conclusão: A intervenção educativa de enfermagem intra-hospitalar beneficiou todos os pacientes com IC em relação ao conhecimento da doença e autocuidado, independente do contato telefônico após a alta hospitalar. (Arq Bras Cardiol 2011;96(3):233-239)pt_BR
dc.description.abstractBackground: Nursing approaches to manage patients with heart failure (HF) showed benefits in reducing the morbidity and mortality. However, combining intra-hospital education with telephone contact after hospital discharge has been little explored. Objective: To compare two nursing intervention groups among patients hospitalized due to decompensated HF: the intervention group (IG) received educational nursing intervention during hospitalization followed by telephone monitoring after discharge and the control group (CG) received in-hospital intervention only. Outcomes were levels of HF and self-care knowledge, the frequency of visits to the emergency room, rehospitalizations and deaths in a three-month period. Methods: Randomized clinical trial. We studied adult HF patients with left ventricle ejection fraction (LVEF) ≤ 45% who could be contacted by telephone after discharge. HF awareness was evaluated through a standardized questionnaire that also included questions regarding self-care knowledge, which was answered during the hospitalization period and three months later. For patients in the IG group contacts were made using phone calls and final interviews were conducted in both groups at end of the study. Results: Forty-eight patients were assigned to the IG and 63 to the CG. Mean age (63 ± 13 years) and L (around 29%) were similar in the two groups. Scores for HF and self-care knowledge were similar at baseline. Three months later, both groups showed significantly improved HF awareness and self-care knowledge scores (p < 0.001). Other outcomes were similar. Conclusion: An in-hospital educational nursing intervention benefitted all HF patients in understanding their disease, regardless of telephone contact after discharge. (Arq Bras Cardiol 2011;96(3):233-239)en
dc.description.abstract Otros desenlaces fueron similares. Conclusión: La intervención educativa de enfermería intrahospitalaria benefició a todos los pacientes con IC en relación al conocimiento de la enfermedad y autocuidado, independiente del contacto telefónico después del alta hospitalaria. (Arq Bras Cardiol 2011;96(3):233-239es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofArquivos brasileiros de cardiologia. São Paulo. Vol. 96, n. 3 (mar. 2011), p. 233-239pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInsuficiência cardíacapt_BR
dc.subjectHeart failureen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.subjectNursingen
dc.subjectTelefonept_BR
dc.subjectHealth personnelen
dc.subjectClinical trialen
dc.subjectTelephone/utilizationen
dc.subjectInsuficiencia cardíacaes
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectPersonal de saludes
dc.subjectEnsayo clínicoes
dc.subjectTeléfono / utilizaciónes
dc.titleEducação e monitorização por telefone de pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizadopt_BR
dc.title.alternativeEducation and telephone monitoring by nurses of patients with heart failure : randomized clinical trialen
dc.title.alternativeEducación y monitoreo por teléfono de pacientes con insuficiencia cardíaca: ensayo clínico randomizado es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000785515pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples