Mostrar el registro sencillo del ítem
Semiótica teatral : análise do espetáculo O vendedor de palavras
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ubiratan Paiva de | pt_BR |
dc.contributor.author | Monteiro, Rodrigo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-11-05T01:19:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/34064 | pt_BR |
dc.description.abstract | O projeto propõe-se a analisar o modo como os signos teatrais se organizam e se estruturam no processo de constituição de sentido do espetáculo de teatro de rua O vendedor de palavras, encenado pelo Grupo Mototóti no Parque da Redenção em Porto Alegre. O seu objetivo é observar o funcionamento do código teatral como conceito catalisador dos diversos elementos que constroem material e concretamente a obra cênica, refletindo a partir de estudos realizados por Anne Übersfeld, Patrice Pavis e Erika Fischer-Lichte, além de outros autores do campo da semiótica teatral. O debate acerca da teatralidade acontece no registro da presente pesquisa como parte de uma metodologia que inclui a análise dos diversos signos, a reflexão proveniente do modelo actancial greimasiano e o estudo do personagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This project aims at analysing how the theatrical signs are organized and structured in the process which leads to the creation of meaning in the outdoors presentation of the play O vendedor de palavras (The Seller of Words) by the Mototóti Group at Redenção Park in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. It is also its aim to observe the function of the theatrical code as a catalyst concept of the several elements that materially and concretely create a scenic work, theoretically based on studies by Anne Übersfeld, Patrice Pavis, and Erika Fischer-Lichte, as well as other authors who work in the field of the theatrical semiotics. The methodology used in the present research for the debate about the theatricality includes the analysis of the diverse signs, reflections from A. J. Greimas's actancial model and the study of character. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Spectacle analysis | en |
dc.subject | Semiótica teatral | pt_BR |
dc.subject | Theatrical semiotics | en |
dc.subject | Analise teatral | pt_BR |
dc.subject | Signos : Teatro | pt_BR |
dc.subject | Theatrical sign | en |
dc.subject | Theatrical code | en |
dc.subject | Teatro de rua | pt_BR |
dc.subject | Theatricality | en |
dc.subject | Código teatral | pt_BR |
dc.subject | Teatralidade | pt_BR |
dc.subject | Actancial model | en |
dc.subject | Grupo Mototóti. | pt_BR |
dc.subject | Character | en |
dc.subject | Personagem : Teatro | pt_BR |
dc.subject | Outdoors theater play | en |
dc.title | Semiótica teatral : análise do espetáculo O vendedor de palavras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000791319 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Lingüística, Letras y Artes (2877)Artes Escénicas (219)