Avaliação dos impactos de uma proposta de escalonamento de horários em um campus universitário
View/ Open
Date
2000Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O trabalho apresenta uma avaliação dos prováveis impactos do escalonamento dos horários das aulas noturnas em uma Universidade. Neste trabalho foi investigada, a preferência dos usuários quanto às possíveis alterações nos horários de entrada de aulas, e os impactos do escalonamento na rede viária no entorno do campus. O trabalho envolveu a construção de diversos cenários de alterações nos horários de início das aulas. Os cenários foram construídos visando atender as preferências da população un ...
O trabalho apresenta uma avaliação dos prováveis impactos do escalonamento dos horários das aulas noturnas em uma Universidade. Neste trabalho foi investigada, a preferência dos usuários quanto às possíveis alterações nos horários de entrada de aulas, e os impactos do escalonamento na rede viária no entorno do campus. O trabalho envolveu a construção de diversos cenários de alterações nos horários de início das aulas. Os cenários foram construídos visando atender as preferências da população universitária e reduzir a interferência do pico de chegada de alunos no sistema viário. A avaliação dos impactos destes cenários no tráfego foi realizada através de simulação, com a utilização do modelo TSIS/NETSIM. As análises foram baseadas em dois indicadores de desempenho: a velocidade média e o tempo de atraso médio na rede. ...
Abstract
The dissertation presents an assessment of the impacts of staggering classes hours at an University. It presents a survey of the student’s preferences about entrance schedule, and the impacts of the staggering classes hours on the road network around the campus. The research involved the conception of several scenarios of alternative schedules. The scenarios were conceived to attend the students preferences and to reduce the influence of peak arrival time on the surrounding road network. The im ...
The dissertation presents an assessment of the impacts of staggering classes hours at an University. It presents a survey of the student’s preferences about entrance schedule, and the impacts of the staggering classes hours on the road network around the campus. The research involved the conception of several scenarios of alternative schedules. The scenarios were conceived to attend the students preferences and to reduce the influence of peak arrival time on the surrounding road network. The impact of these scenarios on traffic operation was assessed through the simulation model TSIS/NETSIM. These analysis were based on two performance parameters: the average speed and the average delay time on the road network. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Collections
-
Engineering (7390)Production Engineering (1230)
This item is licensed under a Creative Commons License