Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorBavaresco, Dalvapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-27T01:18:29Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33560pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar o filme Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho, focando no estudo da narrativa oral, que é o componente central de seus documentários. No filme em questão, o diretor mistura depoimentos de personagens reais a versões encenadas por atrizes, problematizando as fronteiras entre ficção e documentário. Para melhor compreender as especificidades dessa narrativa, é feito um esboço das principais características da obra do documentarista, em especial no que diz respeito às suas técnicas de entrevista, métodos de produção e concepção do gênero documental. Como desdobramentos, destaque para a análise da estética minimalista de suas obras e para as semelhanças entre seus procedimentos de trabalho e os do campo da história oral. Além disso, é ressaltado o caráter de representação inerente a toda construção narrativa, aqui investigada em sua interface com a ficção e a subjetividade. Entre os principais autores que dão suporte a este estudo estão Consuelo Lins, Sílvio Da-Rin, Jean-Claude Bernardet, Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyse the film Jogo de Cena (2007), by Eduardo Coutinho, focusing on the study of oral narrative, which is the central component of his documentaries. In this movie, the director mixes testimonials by real characters with versions staged by actresses, blurring the borders between fiction and documentary. To better understand the complexities of his narrative, the paper outlines the fundamental characteristics of Coutinho’s work, particularly exploring his interview techniques, production methods and conception of the documental genre. This highlights aspects such as the minimalist aesthetics of his films and the similarities between his work procedures and those used in the field of oral history. It also emphasises the character of representation inherent to every narrative construction, investigated in its interface with fiction and subjectivity. The authors that support this research include but are not limited to Consuelo Lins, Sílvio Da-Rin, Jean-Claude Bernardet, Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectNarrativa oralpt_BR
dc.subjectOralityen
dc.subjectJogo de Cena (Filme documentário)pt_BR
dc.subjectInterviewen
dc.subjectDocumentaryen
dc.subjectFictionen
dc.subjectRepresentationen
dc.titleRelações entre narrativa oral e ficcionalidade no filme Jogo de Cena, de Eduardo Coutinhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000789819pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples