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dc.contributor.advisorMartins, Ana Taispt_BR
dc.contributor.authorSantos, Francisco dospt_BR
dc.date.accessioned2011-10-27T01:18:17Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33540pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir o conceito de sustentabilidade na propaganda televisiva, bem como suas implicações no imaginário. Foi escolhida como corpo empírico uma campanha publicitária da empresa Aracruz Celulose, composta por quatro filmes de 30 segundos, denominados “Pássaro”, “Capacete”, “Livros” e “Microscópio”, todos ressaltando as ações da empresa nas áreas tecnológica, ambiental e social. Partiu-se de dois referenciais teóricos: as teorias sobre sustentabilidade e seus pressupostos, emergentes na comunidade científica, e a Teoria Geral do Imaginário, proposta por Gilbert Durand, bastante disseminada nas áreas das artes e literatura, mas ainda incipiente na pesquisa em comunicação. Como metodologia foi utilizada a mitocrítica, que busca encontrar os símbolos e metáforas obsessivas na produção humana, nesse caso, nos quatro anúncios. Em seguida, esses símbolos foram relacionados às teorias sobre a sustentabilidade, a fim de identificar qual é o imaginário dominante e a quais correntes teóricas a campanha e a empresa Aracruz Celulose estão relacionadas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims at discussing the concept of sustainability in television advertising and its implications in the imaginary. As the empirical body an advertising campaign by Aracruz Celulose was chosen, composed of four 30-second films, called "Bird", "Helmet", "Books" and "Microscope", all exalting the company's actions in technological, environmental and social areas. We started from two theories: the theories and their assumptions about sustainability, emerging in the scientific community, and the General Theory of the Imaginary by Gilbert Durand, widely disseminated in the arts and literature, but still incipient in communication research. The methodology used was Myth criticism, which seeks the symbols and obsessive metaphors in human production, in this case, in the four ads. Next, these symbols are related to theories about sustainability in order to identify which is the dominant imaginary and theoretical trends the campaign and Aracruz Celulose are related.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectMyth criticismen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.titleO mito da sustentabilidade na propaganda televisiva o imaginário (re) produzido pela empresa Aracruz Celulosept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000789983pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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