A questão da autoria na fotografia digital publicitária
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A proposta do presente estudo é refletir sobre a questão da autoria dentro das práticas da fotografia publicitária contemporânea. Sua hipótese é de que o avanço das tecnologias digitais potencializa a possibilidade de se pensar a autoria como parceria entre o fotógrafo e o profissional responsável pela manipulação de imagens. Como aporte teórico, de maneira mais efetiva, foram utilizados autores como Tagg, Dubois e Bazin – para entender a instituição do autor fotográfico; Foucault e Barthes – p ...
A proposta do presente estudo é refletir sobre a questão da autoria dentro das práticas da fotografia publicitária contemporânea. Sua hipótese é de que o avanço das tecnologias digitais potencializa a possibilidade de se pensar a autoria como parceria entre o fotógrafo e o profissional responsável pela manipulação de imagens. Como aporte teórico, de maneira mais efetiva, foram utilizados autores como Tagg, Dubois e Bazin – para entender a instituição do autor fotográfico; Foucault e Barthes – para pensar a existência do autor na contemporaneidade; e Susperregui e Johntson – para descrever o surgimento da fotografia publicitária. A pesquisa também apresenta levantamento histórico da evolução da fotografia e descreve as mudanças no mercado de fotografia publicitária atual, após a introdução da tecnologia digital. Entre os movimentos metodológicos utilizados, apresentam-se pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações participante do meio. ...
Abstract
The purpose of this study is to discuss the issue of authorship within the practices of contemporary advertising photography. Its hypothesis is that the progress of digital technology has enhanced the possibility of considering authorship as a partnership between the photographer and the professional responsible for image manipulation. As a theoretical basis, authors Tagg, Dubois and Bazin were used to understand the establishment of photographer’s authorship; Barthes and Foucault, to discuss t ...
The purpose of this study is to discuss the issue of authorship within the practices of contemporary advertising photography. Its hypothesis is that the progress of digital technology has enhanced the possibility of considering authorship as a partnership between the photographer and the professional responsible for image manipulation. As a theoretical basis, authors Tagg, Dubois and Bazin were used to understand the establishment of photographer’s authorship; Barthes and Foucault, to discuss the author in the contemporary age; and Susperregui and Johntson, to describe the emergence of advertising photography. The research also presents a historical survey of the evolution of photography and describes the changes in the current advertising photography market, after the introduction of digital technology. As part of the methodology, literature research, interviews and participant observations of the environment were used. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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