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dc.contributor.advisorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.contributor.authorRazera, Giséllept_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:19:20Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33374pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma comparação entre dois romances da Língua Portuguesa: O primo Basílio, de Eça de Queirós, publicado em 1878 e Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicado em livro no ano de 1881. A pesquisa partiu das críticas feitas por Machado ao romance de adultério queirosiano (veiculadas em 16 e 30 de abril de 1878 no Cruzeiro) e buscou investigar a possível influência de Eça de Queirós e das concepções realistas de Emile Zola na reformulação estilística machadiana. Nas páginas do Cruzeiro, Machado externou opinião contrária ao método de composição usado por Eça de Queirós em O primo Basílio e também se manifestou antagônico a alguns pressupostos do Realismo. Considerando a concepção de angústia da influência, proposta por Harold Bloom e o conceito de polêmica velada formulado por Mikhail Bakhtin, postula-se que, ao escrever as Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis praticou alguns dos movimentos revisionários descritos por Bloom, operando reparos em pontos do método de composição que julgou falhos em O primo Basílio e, por intermédio de Brás Cubas, questionou alguns dos pressupostos da representação realista zoliana.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is the result of a comparison between two Portuguese language novels: Eça de Queirós’ O primo Basílio, (1878) and Machado de Assis’ Memórias póstumas de Brás Cubas, published in book form in 1881. The study originated from Machado’s critique of Queirós’ novel of adultery (which appeared on 16 and 30 April, 1878 in Cruzeiro magazine) and sought to investigate the possible influence of Eça de Queiros and the Realism of Emile Zola on Machado’s stylistic reformulation. In the pages of Cruzeiro, Machado expressed his opinion in opposition to the compositional method used by Eça de Queirós in O primo Basílio and to some of the assumptions of Realism. In the light of Harold Bloom’s concept of the anxiety of influence and Mikhail Bakhtin’s concept of veiled polemic, it is postulated that in writing Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis made use of some revisionary movements described by Bloom, making repairs to points in the composition method that he thought defective in O primo Basílio and, through the narrator Brás Cubas, questioning some of the assumptions of Zola’s Realist mode of representation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEça de Queirósen
dc.subjectAssis, Machado de, 1839-1908. Memórias póstumas de Brás Cubaspt_BR
dc.subjectMachado de Assisen
dc.subjectQueiroz, Eça de, 1845-1900. O primo Basíliopt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectInfluenceen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.titlePolêmica velada : uma leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas como resposta ao Primo Basíliopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000789629pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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