A utilização das mídias sociais : Facebook e Twitter como ferramenta de marketing no setor de telecomunicações
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho procura entender a importância de ações de marketing através da utilização das mídias sociais no setor de pessoa física de Telefonia Móvel. Para isso, a metodologia envolve uma parte teórica, na qual foram explorados temas, como as mídias sociais, a revolução desse tema no Brasil e a caracterização das duas redes sociais estudadas: Twitter e Facebook. Na etapa empírica, de caráter qualitativo, foram aplicadas entrevistas em profundidade com seis experts em mídias sociais do ...
O presente trabalho procura entender a importância de ações de marketing através da utilização das mídias sociais no setor de pessoa física de Telefonia Móvel. Para isso, a metodologia envolve uma parte teórica, na qual foram explorados temas, como as mídias sociais, a revolução desse tema no Brasil e a caracterização das duas redes sociais estudadas: Twitter e Facebook. Na etapa empírica, de caráter qualitativo, foram aplicadas entrevistas em profundidade com seis experts em mídias sociais do mercado, a fim de verificar opiniões a respeito das ações de marketing que as empresas, independente de seu setor, realizam nas mídias sociais e sua relevância atual e, na sequência, foram realizadas observações e coletas de dados a respeito da presença e ações de marketing das empresas de Telefonia Móvel através dos perfis oficiais dos quatro principais players do mercado no Facebook e Twitter em um período elencado de uma semana. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria exposta no capítulo de Revisão da Literatura e demonstraram que a Vivo possui presença nas mídias sociais, mas tem muitos pontos a melhorar. A organização ainda peca em realizar ações de marketing que demonstrem mais interatividade entre os usuários e a própria empresa nas redes sociais estudadas. Sendo assim, a operadora líder no mercado deve melhorar e investir mais em suas ações táticas de marketing nas mídias sociais, assim como as demais concorrentes, pois todas ainda representam estar no início da aplicação de ações e da exploração através das mídias sociais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Área Marketing.
Coleções
-
TCC Administração (3138)
Este item está licenciado na Creative Commons License