Proposta de blog para o DETRAN/RS como instrumento de conscientização dos gaúchos em relação aos problemas do trânsito
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Tendo em vista que, em nosso país, os Órgãos Executivos de Trânsito são alguns dos principais responsáveis por buscar o apoio dos cidadãos para a diminuição da mortalidade no trânsito, o presente trabalho tem como objetivo identificar a melhor forma de utilização de um blog, como ferramenta estratégica de Marketing Social, para auxiliar o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul –DETRAN/RS em suas campanhas de conscientização, além de proporcionar uma maior aproximação entre o órg ...
Tendo em vista que, em nosso país, os Órgãos Executivos de Trânsito são alguns dos principais responsáveis por buscar o apoio dos cidadãos para a diminuição da mortalidade no trânsito, o presente trabalho tem como objetivo identificar a melhor forma de utilização de um blog, como ferramenta estratégica de Marketing Social, para auxiliar o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul –DETRAN/RS em suas campanhas de conscientização, além de proporcionar uma maior aproximação entre o órgão e a sociedade. Para desenvolver o estudo, além da coleta de dados secundários, foram realizadas entrevistas em profundidade com servidores do DETRAN, bem como com condutores e pedestres. As entrevistas realizadas proporcionaram a identificação das diferenças entre as percepções de quem está transmitindo e de quem está recebendo a mensagem de conscientização, além de coletar informações acerca das opiniões de cada um dos entrevistados em relação à forma mais adequada de utilização de um blog para atrair os internautas e, especialmente, os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas do trânsito. Os resultados obtidos demonstraram que, embora considerem os meios formais de comunicação importantes, os entrevistados acreditam que falta um canal mais informal e mais próximo aos cidadãos. O blog foi considerado uma excelente opção. No entanto, ele precisa ser atrativo, ter uma linguagem simples e possibilitar a participação dos internautas que, muitas vezes, gostariam de ajudar a conscientizar aos demais, compartilhando suas histórias reais, relacionadas ao trânsito, mas não encontram um espaço para isso. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License