Implantação de sistemas ERP em duas pequenas empresas : uma análise dos elementos habilitadores e inibidores decorrentes da estratégia de implantação
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Os sistemas de gestão empresarial vêm se firmando, nos últimos anos, como ferramentas essenciais no mercado competitivo em que as pequenas e médias empresas atuam. Analisar e comparar elementos habilitadores e inibidores decorrentes de estratégias divergentes de implantação de sistemas ERP em pequenas empresas é o objetivo deste estudo. Para atingir tal objetivo, o método utilizado foi o de estudo de caso, através do qual foram selecionadas duas empresas de pequeno porte que implantaram sistema ...
Os sistemas de gestão empresarial vêm se firmando, nos últimos anos, como ferramentas essenciais no mercado competitivo em que as pequenas e médias empresas atuam. Analisar e comparar elementos habilitadores e inibidores decorrentes de estratégias divergentes de implantação de sistemas ERP em pequenas empresas é o objetivo deste estudo. Para atingir tal objetivo, o método utilizado foi o de estudo de caso, através do qual foram selecionadas duas empresas de pequeno porte que implantaram sistemas ERP com estratégias divergentes: uma empresa que optou por adaptar seus processos de negócio de acordo com o sistema e outra empresa que decidiu customizar o ERP exatamente de acordo com seus processos. As perguntas das entrevistas foram organizadas em cinco blocos que abordaram os seguintes temas: decisão e seleção do fornecedor do ERP, fatores críticos de sucesso, impacto do ERP para a empresa, mudanças organizacionais e nível de satisfação dos usuários em relação ao sistema. Como resultado desse estudo, foi possível perceber que alguns elementos habilitadores e inibidores têm relação direta com a estratégia de implantação escolhida pela empresa. Por outro lado, existem elementos que independem da estratégia utilizada, ou seja, ocorreram em ambas as empresas ou em apenas uma delas e não têm relação com a estratégia. Nos estudos de caso, foi encontrada uma quantidade maior de elementos habilitadores na empresa que optou por adaptar-se ao sistema e um número maior de elementos inibidores na empresa que optou por customizar o sistema de acordo com seus processos. A presença desses elementos coincidiu com o nível de satisfação dos usuários do sistema, já que para os entrevistados da empresa que se adaptou ao sistema o nível de satisfação foi altíssimo e o projeto foi considerado um sucesso. Entretanto, o nível de satisfação dos entrevistados da empresa que customizou a ferramenta foi muito baixo, além de o projeto ter sido considerado um fracasso, motivo que levou a empresa a migrar para um novo sistema ERP. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Área Produção e Sistemas.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License