Show simple item record

dc.contributor.advisorTettamanzy, Ana Lúcia Liberatopt_BR
dc.contributor.authorJahn, Lívia Petrypt_BR
dc.date.accessioned2011-10-12T01:18:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32886pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho realiza uma leitura, pautada nos fundamentos da contemporaneidade, sobre a Literatura de Cordel do século XXI, tomando como corpus a obra de Klévisson Viana, um dos expoentes do cordel nordestino nas últimas décadas. Para tratar de aspectos como a folkcomunicação e o diálogo entre literatura canônica e literatura popular, foi utilizado o embasamento teórico de Antoine Compagnon (2010), José Marques de Melo (2008), Márcia Abreu (1999) e Madalena Jorge Dine (1998). Já para tratar de questões como a performance e a ligação entre oralidade e escrita, foram aproveitadas as teorias advindas dos estudos de Paul Zumthor (2007), Idelette Muzart Fonseca dos Santos (1995), Ana Maria Galvão (2001) e Luís da Câmara Cascudo (2005). Este trabalho pretende, assim, construir uma interpretação abrangente sobre os temas, os personagens e as expressões que a linguagem do cordel mantém, mas também os que ela renova, de modo que certas ideologias e personagens tradicionais permanecem na identidade nordestina utilizando novas linguagens e novas poéticas.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis carries out a reading, based on the principles of contemporaneity, of twenty-first century Cordel Literature (String Literature), taking as corpus the works of Klévisson Viana, who has been an exponent of Northeastern Cordel Literature in recent decades. To handle aspects such as folkcomunication and dialogue between canonical literature and popular literature, a theoretical basis supplied by the works of Antoine Compagnon (2010), José Marques de Melo (2008), Márcia Abreu (1999), and Magdalena Jorge Dine (1998) has been used. And to address issues such as performance and the connection between orality and writing , theories arising from the studies of Paul Zumthor (2007), Idelette Muzart Fonseca dos Santos (1995), Ana Maria Galvão (2001) and Luís da Câmara Cascudo (2005) have provided appropriate support. The work thus seeks to build a comprehensive interpretation of the themes, characters and expressions that Cordel (String Literature) language has maintained, but also the ones that it has renewed, in the sense that certain ideologies and traditional characters have remained in Northeastern identity by utilizing new languages and new poetics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura de cordel brasileirapt_BR
dc.subjectCordel (string) literatureen
dc.subjectFolkcomunicationen
dc.subjectFolkcomunicaçãopt_BR
dc.subjectCânone literáriopt_BR
dc.subjectKlévisson Vianaen
dc.subjectLiteratura popularpt_BR
dc.subjectCanonen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectFolclore nordestinopt_BR
dc.subjectViana, Klévisson, 1972-pt_BR
dc.subjectCritica e interpretacaopt_BR
dc.titleA literatura de cordel no século XXI : novas e velhas linguagens na obra de Klévisson Vianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787302pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record