Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchamm, Christophpt_BR
dc.contributor.authorCastro, Jéssica Fraga dept_BR
dc.date.accessioned2011-10-12T01:18:15Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32863pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se a analisar a peça Ulrike Maria Stuart, da escritora austríaca Elfriede Jelinek, e discutir como se dão as relações intertextuais apresentadas por esta, bem como o processo de dramatização de relevantes processos históricos no contexto da Europa Ocidental, mais especificamente na Alemanha contemporânea. A peça, realizada segundo os parâmetros do teatro pós-dramático, apresenta a disputa entre Ulrike Meinhof, ex-jornalista de esquerda, e Gudrun Ensslin, estudante de literatura, pela liderança da Rote Armee Fraktion (RAF), em português, Fração do Exército Vermelho, grupo de luta armada de extrema esquerda fundado na Alemanha Ocidental, em 1970. Este conflito central é construído com base no mote da clássica peça de Friedrich Schiller, Maria Stuart. Assim, Jelinek entrelaça estas referências, literárias e históricas, a partir da comparação entre o imaginário construído pela mídia alemã a respeito das líderes da RAF e as personagens da peça de Schiller, utilizando-se de recursos cênicos e mediais durante a montagem da peça. Outro aspecto discutido neste trabalho é a questão das relações de poder e da violência feminina, através da explanação do universo ficcional de Jelinek, e então como Ulrike Maria Stuart insere-se neste, e a construção da imagem das líderes da RAF pela mídia para melhor compreensão das referências intertextuais apresentadas ao longo do espetáculo.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to examine the play Ulrike Maria Stuart, written by Austrian author Elfriede Jelinek, and discuss how the intertextual relations presented by this are given, as well as the dramatization of some historical processes, relevant in the context of Western Europe, specifically in contemporary Germany. The play, performed according to the paramethers of post-dramatic theater, presents the contest between Ulrike Meinhof, a former leftist journalist, and Gudrun Ensslin, a Literature student, for the leadership of the Rote Armee Fraktion (RAF) – the Red Army Faction – an urban guerilla group founded in West Germany in 1970. This central conflict, in Jelinek‟s play, is built on the motto of Friedrich Schiller‟s Mary Stuart. Thus, Jelinek interweaves these literary and historical references from the comparison between the imaginary built by German media about the leaders of the RAF and the characters in Maria Stuart, using scenic and medial resources during the assembly of the part. Another aspect discussed in this work is the question of power relations and female violence, through the investigation of Jelinek‟s ficcional universe, and then as Ulrike Maria Stuart fits into this, and the building of the image of RAF leaders by the media as a way of better understand the intertextual references presented throughout the play.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntertextualityen
dc.subjectLiteratura alemãpt_BR
dc.subjectPost-dramatic theateren
dc.subjectTeatro pós-dramáticopt_BR
dc.subjectElfriede Jelineken
dc.subjectJelinek, Frederickpt_BR
dc.subjectRed army factionen
dc.subjectGerman language literatureen
dc.titleA intertextualidade e a dramatização da história em Ulrike Maria Stuart, de Elfride Jelinekpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000788278pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples