Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRebello, Lúcia Sápt_BR
dc.contributor.authorCosta, Mariana Donner dapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-11T01:18:25Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32839pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a relação intertextual entre peças teatrais de Plauto, Molière e Suassuna estabelecida a partir da recorrência de temas e de caracteres desenvolvidos pelo comediógrafo romano na composição da comédia clássica. Para a contextualização das comédias na história e na literatura, foi abordada a questão do riso e do cômico ao longo dos séculos, bem como a relevância e a originalidade de cada um dos autores no panorama teatral. Como objeto de análise comparativa, foram tomadas as peças A Aululária, de Plauto; O Avarento, de Molière; e O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna. A proposta deste estudo é mostrar como temas e personagens elaborados por Plauto foram relidos, transformados e integrados à obra de Molière e, posteriormente, à de Suassuna. No confronto entre as obras foi considerada a inovação e a reutilização de efeitos cômicos empregados pelos autores, de acordo com as teorias sobre a comicidade de Bergson e de Propp. A intertextualidade foi o conceito-chave para a análise de aspectos pontuais recorrentes entre as peças, em especial o personagem do avarento.pt_BR
dc.description.abstractThe present work discusses intertextual relations between theater plays by Plauto, Molière and Ariano Suassuna starting from recurrent themes and characters developed by the classical Roman comediographer. In order to place comedies in a proper historical and literary context, the development of laughter and the comic throughout the centuries as well as relevant and original traits contributed by each of the three playwrights have been analysed. The plays Aulularia (The Pot of Gold) by Plauto, O Avarento (The Miser) by Molière, and O Santo e a Porca (The Saint and the Sow) by Ariano Suassuna were compared in order to show how themes and characters created by Plauto were re-read, transformed and assimilated by Molière and later on by Suassuna. Concepts such as innovation and reworking of comic effects employed by the authors were analysed according to Bergson’s and Propp’s theory of the comic. Intertextuality was as a key concept in the analysis of these recurrent theatrical aspects – in particular the character of the Miser.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntertextualityen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectComic effectsen
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectPlautoen
dc.subjectPlauto, 254?-184 A.C. Aululariapt_BR
dc.subjectMolièreen
dc.subjectMolière, 1622-1673. Avarentopt_BR
dc.subjectSuassunaen
dc.subjectSuassuna, Ariano, 1927-2014. O santo e a porcapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectCritica e interpretacaopt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectComicidadept_BR
dc.titleA intertextualidade na comédia : a presença de Plauto em Molière e Suassunapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787147pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples