Apontamentos sobre o ensino sistematizado da dança de salão na cidade de Porto Alegre : a partir da trajetória de um professor
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa objetiva compreender como se estruturou o ensino sistematizado da Dança de Salão na cidade de Porto Alegre, a partir da trajetória de um professor de Dança de Salão, propondo-se a responder os seguintes questionamentos: Como foi o processo de formação para se tornar professor de Dança de Salão? Quais foram os primeiros locais onde ministrou aulas de Dança de Salão e qual era o perfil dos alunos? Como eram as aulas de Dança de Salão quando iniciou seu trabalho? Foi realizada uma pe ...
Esta pesquisa objetiva compreender como se estruturou o ensino sistematizado da Dança de Salão na cidade de Porto Alegre, a partir da trajetória de um professor de Dança de Salão, propondo-se a responder os seguintes questionamentos: Como foi o processo de formação para se tornar professor de Dança de Salão? Quais foram os primeiros locais onde ministrou aulas de Dança de Salão e qual era o perfil dos alunos? Como eram as aulas de Dança de Salão quando iniciou seu trabalho? Foi realizada uma pesquisa de viés qualitativo através de um estudo de caso com Fernando Campani, professor de Dança de Salão que ministra aulas desde 1995 em seu estúdio, academias e clubes de Porto Alegre. Utilizou-se como instrumento de coleta de informações entrevista semi-estruturada com perguntas abertas. Com base na leitura e análise das informações obtidas emergiram algumas categorias de análise e interpretação: aproximação/interesse; aprendiz/praticante; aprendiz/aluno; aprendiz/professor; professor, enfim. Ao final desse estudo, pode-se concluir que Fernando Campani é uma referência para o ensino estruturado da Dança de Salão em Porto Alegre devido toda sua trajetória como professor desde 1995, bem como pelo trabalho que desenvolve na formação de professores de Dança de Salão. ...
Abstract
This research objective understand how was build the teaching of Salon Dance in the city of Porto Alegre, since the trajectory of a Salon Dance teacher, that wished to answer the following questions: How was the process of formation to be a Salon Dance teacher? Which was the first place where he gave classes of Salon Dance, and what was profile of the students? How was the Salon Dance classes when your work begun? Was made a qualitative research trough a study of case with Fernando Campani, Sal ...
This research objective understand how was build the teaching of Salon Dance in the city of Porto Alegre, since the trajectory of a Salon Dance teacher, that wished to answer the following questions: How was the process of formation to be a Salon Dance teacher? Which was the first place where he gave classes of Salon Dance, and what was profile of the students? How was the Salon Dance classes when your work begun? Was made a qualitative research trough a study of case with Fernando Campani, Salon Dance teacher that give classes since 1995 in your studio, gyms and clubs of Porto Alegre. Semi-estructured interviews with opened questions was used as instrument of information collection, with basis in the reading and analysis of the information’s, some categories of analysis and interpretation appeared: approach/interest; apprentice/practicing; apprentice/student; apprentice/teacher; teacher, ultimately. In the end of this study the conclusion is that Fernando Campani is a reference to the teaching of Salon Dance in Porto Alegre due your trajectory as a teacher since 1995, as well as the work that develop in the formation of Salon Dance teachers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License