Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDantas, Monica Fagundespt_BR
dc.contributor.authorLoregian, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-01T01:17:39Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32346pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva compreender como se estruturou o ensino sistematizado da Dança de Salão na cidade de Porto Alegre, a partir da trajetória de um professor de Dança de Salão, propondo-se a responder os seguintes questionamentos: Como foi o processo de formação para se tornar professor de Dança de Salão? Quais foram os primeiros locais onde ministrou aulas de Dança de Salão e qual era o perfil dos alunos? Como eram as aulas de Dança de Salão quando iniciou seu trabalho? Foi realizada uma pesquisa de viés qualitativo através de um estudo de caso com Fernando Campani, professor de Dança de Salão que ministra aulas desde 1995 em seu estúdio, academias e clubes de Porto Alegre. Utilizou-se como instrumento de coleta de informações entrevista semi-estruturada com perguntas abertas. Com base na leitura e análise das informações obtidas emergiram algumas categorias de análise e interpretação: aproximação/interesse; aprendiz/praticante; aprendiz/aluno; aprendiz/professor; professor, enfim. Ao final desse estudo, pode-se concluir que Fernando Campani é uma referência para o ensino estruturado da Dança de Salão em Porto Alegre devido toda sua trajetória como professor desde 1995, bem como pelo trabalho que desenvolve na formação de professores de Dança de Salão.pt_BR
dc.description.abstractThis research objective understand how was build the teaching of Salon Dance in the city of Porto Alegre, since the trajectory of a Salon Dance teacher, that wished to answer the following questions: How was the process of formation to be a Salon Dance teacher? Which was the first place where he gave classes of Salon Dance, and what was profile of the students? How was the Salon Dance classes when your work begun? Was made a qualitative research trough a study of case with Fernando Campani, Salon Dance teacher that give classes since 1995 in your studio, gyms and clubs of Porto Alegre. Semi-estructured interviews with opened questions was used as instrument of information collection, with basis in the reading and analysis of the information’s, some categories of analysis and interpretation appeared: approach/interest; apprentice/practicing; apprentice/student; apprentice/teacher; teacher, ultimately. In the end of this study the conclusion is that Fernando Campani is a reference to the teaching of Salon Dance in Porto Alegre due your trajectory as a teacher since 1995, as well as the work that develop in the formation of Salon Dance teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of salon danceen
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectTeaching salon danceen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFormation of salon dance teacheren
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleApontamentos sobre o ensino sistematizado da dança de salão na cidade de Porto Alegre : a partir da trajetória de um professorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786421pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples