Show simple item record

dc.contributor.advisorFlores, Valdir do Nascimentopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Bruna Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-22T06:01:38Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31921pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho integra a pesquisa PADRÕES DO PORTUGUÊS POPULAR ESCRITO: O VOCABULÁRIO DO JORNAL DIÁRIO GAÚCHO - FASE 1 e pretende demonstrar como, partindo de um corpus, podem ser geradas atividades de ensino de vocabulário para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mesmo que estes nem sempre tenham acesso a computadores nas escolas. Visa-se apresentar uma proposta de ensino de léxico pautada na observação do uso real das palavras, oriunda da Lingüística de Corpus (LC), partindo de um tipo de texto jornalístico que, embora popular entre os estudantes, é pouco explorado como material didático: o jornal popular porto-alegrense Diário Gaúcho. Primeiramente, caracterizam-se a pesquisa, o jornal e o corpus reunido, em parte disponível gratuitamente na internet. Depois, apresentam-se atividades já realizadas com alunos da graduação em Letras da UFRGS, buscando adaptação para o público do EJA. Na sua versão adaptada, vê-se que o primeiro elemento para que o professor do EJA consiga aproveitar o material é que conheça noções sobre LC, corpora e diferentes padrões de freqüência de palavras. Em seguida, explica-se como é possível desenhar uma unidade de ensino de vocabulário aproveitando o jornal popular e a visão de corpus. Por fim, avalia-se como o professor poderá, tratando de vocabulário e produzindo atividades de sala de aula associadas à manipulação do jornal impresso, estimular os alunos a terem contato com a internet, realizando atividades on-line com o corpus DG, por meio das ferramentas de exploração deste disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem PorPopular.pt_BR
dc.description.abstractThis paper integrates the research THE PATTERNS OF POPULAR WRITTEN PORTUGUESE LANGUAGE: THE VOCABULARY OF DIÁRIO GAÚCHO NEWSPAPER - Phase 1 and intends to demonstrate how we can create vocabulary activities to students of the Youngs and Adults Teaching system starting from a corpus even though they are not used to access computers at school. It aims to show a learning proposal of the lexicon based on the observation of the real usage of the words, which comes from the Corpus Linguistics, starting from a kind of journalistic text that is unexplored as a didactic material, but very common among the students, the popular newspaper: Diário Gaúcho (DG). Firstly, the research presents the newspaper and the organized corpus, which is available in part for free on the internet. After that, it shows the activities that have already been performed with the students from UFRGS Language graduation course, seeking for an adaptation to Youngs and Adults Teaching system students. In its adapted version, we can see that the first element to Youngs and Adults Teaching system teachers take advantage of this material is to know some notions about Corpus Linguistics, corpora and different patterns of the frequency of words. Then it explains how it is possible to draw a unit of vocabulary learning taking advantage of the popular newspaper and the vision of corpus. At the end it estimates how teachers, dealing with vocabulary and producing activities associated with the manipulation of the printed newspaper in the classroom, can stimulate students to keep in touch with internet executing online exercises with corpus DG, through its exploration tools available in the virtual environment of PorPopular learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYoungs and adults teaching systemen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectVocabularyen
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectPopular newspaperen
dc.subjectLingüística de corpuspt_BR
dc.subjectJornal popularpt_BR
dc.subjectCorpus linguisticsen
dc.subjectCorpus/Corporaen
dc.subjectTexto jornalísticopt_BR
dc.titleEnsino de vocabulário no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) : atividades a partir do corpus do jornal Diário Gaúchopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFinatto, Maria José Bocornypt_BR
dc.identifier.nrb000785025pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record